Quem criou o TikTok

Quem criou TikTok

Para darmos continuidade à nossa série “Quem criou?” vamos falar do aplicativo mais baixado dos últimos anos! Quer saber mais quem criou o TikTok e como se tornou a rede social mais usada? Fique com a gente para conhecer suas origens, desde seus criadores até sua fama explosiva entre a geração z!

A cultura da rede social

As redes sociais surgem com força no momento que a internet começa a crescer entre os lares ao redor do globo. Por isso, são as responsáveis por conectar pessoas de todo mundo.

Antes de tudo, havia salas de bate-papo, softwares de mensagem como MSN, ICQ até o antigo Orkut. Assim, a geração que migrou por estas redes sociais não tinham ideia de onde estaríamos hoje.

Enquanto isso, cada vez mais redes sociais foram sendo criadas. Cada uma com uma proposta diferente, Pinterest, Twitter, Tumbrl entre outras. Hoje nossos celulares possuem um aplicativo para cada uma delas.

Num piscar de olhos, mais um ícone passou a existir nos celulares. Embora as redes sociais mais comuns fossem Instagram e Facebook, o TikTok chegou com força para mudar esse cenário. E só nos resta perguntar, de onde veio? Quem criou o TikTok?

Surge um novo Player

Por certo, podemos dizer que as redes sociais têm o seu início fatídico nos Estados unidos. Sendo assim, O Vale do silício, por muito tempo foi responsável por concentrar as startups mais promissoras do setor.

Mas a empresa chinesa ByteDance, começa a preocupar os norte-americanos. De forma gradativa e consistente, a empresa viu o seu produto TikTok crescer de maneira sem igual visto que nenhuma outra rede social fez tanto sucesso em tão pouco tempo na história.

Quem criou TikTok?

Claro que por trás de uma grande empresa sempre existe um nome. E o nome da vez é Zhang Yiming.

Quem criou o TikTok? Zhang Yiming.

Zhang nasceu em 1983 e formou-se em 2005 em microeletrônica e engenharia de softwares pela Universidade de Nankai em Tianjin, China. Mesmo com sua pouca idade, Zhang possuí uma carreira de sucesso.

Dessa forma, após trabalhar produzindo aplicativos para outras empresas, Zhang decide produzir seus próprios aplicativos. Em 2012 funda a empresa ByteDance. Mas ela já possuía outros apps bem populares. Seu foco é oferecer aos usuários um serviço útil através de um produto que possua uma Inteligência Artificial poderosa.

Foi pensando nisso que a Bytedance produziu um de seus primeiros aplicativos, o TouTiao. Em resumo, este aplicativo oferece notícias personalizadas e aprende com os interesses do usuário. Em seus dois primeiros anos atraiu uma média de 13 milhões de usuários por dia.

A empresa também é a criadora de diversos outros aplicativos utilizados na China. Mas é nessa onda que surge o aplicativo de compartilhamento de vídeo, TikTok. Mas como esta rede social fez tanto sucesso?

A expansão do mercado

Não basta sabermos quem criou o TikTok, precisamos saber como se tornou o aplicativo mais baixado! A princípio, em dezembro de 2016 a Bytedance lança na China o aplicativo de compartilhamento de vídeo chamado Douyin. Desenvolvido em apenas 200 dias, atinge 100 milhões de usuários em um ano, contando com mais de um bilhão de visualizações de vídeos diárias.

Porém, segundo Zhang, o mercado chinês ainda representava apenas uma porcentagem do mercado global de entretenimento. Por isso a Bytedance decide se lançar para outros países.

Posteriormente, em setembro de 2017, Douyin ganha uma versão exportável chamada TikTok! Os dois são basicamente o mesmo aplicativo, porém com algumas diferenças.

Douyin que significa “som vibrante” possui funções de compras pelo app, reserva de hotéis e segue uma rígida diretriz de regulamento por parte do governo chinês.

Assim, no ano de 2018 a empresa compra outro aplicativo muito semelhante ao TikTok chamado Musical.ly por um preço aproximado de 1 bilhão de dólares. Com esta fusão, são incorporados mais de 250 milhões de contas nas bases de usuários do TikTok.

O que você encontra no TikTok?

A ideia central do TikTok não é exatamente uma novidade. Pois já existiam outros aplicativos de compartilhamento de vídeos curtos, como Vine e mesmo o Musical.ly, que foi incorporado pelo TikTok.

O que há em comum entre todos estes aplicativos? A forte tendência musical. A dublagem conhecida como Lip Sync, danças e coreografias constituem boa parte do conteúdo gerado pelos usuários.

Mas ainda que mantenha suas raízes nos conteúdos musicais e dançantes há ainda uma grande variedade de gêneros:

Pegadinha: Segue a ideia de pregar uma peça em alguém e filmar sua reação. Também incluem vídeos que prometem que algo acontecerá no final, porém nada acontece.

Humor: Vinhetas de humor das mais variadas formas. Podem ser dublagens engraçadas, piadas e tudo que envolve o gênero comédia e memes.

Quem criou TikTok

Façanhas físicas: Manobras incríveis em esportes radicais, coreografias incrivelmente sincronizadas fazem parte desta categoria.

Quem criou TikTok

Desafios: Este gênero é muito famoso no aplicativo. Com ele usuários se colocam a prova para fazer algum desafio indicado por uma hashtag. Muitos desafios foram proibidos por serem perigosos à saúde dos usuários.

Enfim, há uma infinidade de tipos de conteúdo. Desde dicas de faça você mesmo, gastronomia, moda e mesmo conteúdos sobre áreas específicas do conhecimento. A criatividade dos usuários não para de nos surpreender.

Como funciona?

Um dos diferenciais do TikTok é sua inteligência artificial . Ela recomendará conteúdo cada vez mais alinhado ao gosto do usuário. Isto torna o aplicativo extremamente viciante e por vezes até apelativo.

A princípio, ao baixar o aplicativo, você não precisa criar uma conta para acessar o seu conteúdo. Assim, ao abri-lo um vídeo já saltará na tela e a partir daí é só ir correndo através de conteúdo praticamente infinito.

Dessa forma, quanto mais rápido você passa um vídeo menos ele aparecerá. Mas as diretivas de sua Inteligência artificial são secretas e, com certeza, é algo mais complexo.

As ferramentas são muito próximas de outras redes sociais, mas a possibilidade de edição de vídeo e a quantidade de filtros disponíveis são gigantes.

Há a possibilidade de fazer duetos ao reagir e interagir com conteúdo criado por outros usuários. Isto por si só já consiste em um gênero bastante predominante no aplicativo.

Há também a opção Para Você que oferecerá o conteúdo personalizado e o Descobrir onde é possível procurar por palavra chave e hashtags.

TikTok é o sucesso entre a geração Z. Sua base de usuários possuem uma faixa etária entre 16 e 20 anos. Sendo assim, algumas pessoas ainda ficam perdidas neste novo aplicativo. Mas a tecnologia não para de evoluir rapidamente e em pouco tempo TikTok já fez milhões de usuários pelo mundo todo.

Concluindo

Tanto seu criador quanto a empresa Bytedance não deixaram de arriscar em um mercado competitivo e bater de frente com empresas bem consolidadas no setor.

Por isso, não tenha receio de tornar a sua ideia em realidade. Independente do mercado, com uma boa estratégia e uma equipe profissional para produzir o seu produto os resultados podem ser gigantes.

Entre em contato com a _Dreamlabs e torne a sua ideia em um projeto que pode mudar a vida das pessoas!


Deixe o seu comentário

Seu e-mail não será publicado.