Quem criou a Netflix?

Vamos iniciar uma série de artigos que contarão a história dos aplicativos mais usados hoje em dia.

E para começarmos com o pé direito, falaremos da famosa e super bem sucedida empresa de entretenimento, a Netflix! Afinal, você sabe quem criou a Netflix?


Um mundo sem Netflix

Para pessoas mais novas, um mundo sem Netflix é difícil de imaginar. Afinal, faz muitos anos que ninguém faz uso do verbo “rebobinar” com tanta frequência.

Por isso, para falar da gigante do entretenimento, vamos voltar para a era das fitas VHS.

Estamos nos anos 90. E é nessa mesma época que a internet dá os seus primeiros passos diante um futuro incerto para alguns e certeiros para outros.

De qualquer forma, o setor tecnológico está a todo vapor e é nesse setor que vamos encontrar quem criou a Netflix.


Criadores

Quem criou a Netflix? Reed Hastings

-Reed Hastings – Reed Hastings é formado em ciências da computação e tem mestrado em inteligência artificial. Iniciou sua carreira como empresário no setor tecnológico com uma empresa que lhe rendeu bons frutos.

Em 1991, Reed fundou a empresa Pure Software que oferecia soluções tecnológicas para softwares de outras empresas. O sucesso foi grande e após uma fusão com outra empresa, Atria Software, torna-se Pure Atria.

Após a fusão, a empresa Rational Software compra a Pure Atria por 800 milhões de dólares. Uma das maiores vendas constatadas no Vale do Silício.

Quem criou a Netflix? Marc Randolph

Marc Randolph – Marc é co-fundador de duas empresas que vendiam peças de computador pelos correios, MicroWarehouse e MacWarehouse. Muito da experiência com correios veio a ser útil futuramente com os primeiros anos da Netflix.

Sua área principal de atuação é marketing e relações com os clientes. Em 1995 se volta para o Vale do Silício e começa a trabalhar em algumas startups promissoras.

Reed Hastings compra a startup que Marc trabalhava no ano de 1996. Após ver o bom desempenho da aquisição, Reed decide colocar Marc Randolph como vice-presidente do setor de Marketing Corporativo.

Uma questão de tempo

Agora que estas duas figuras estão juntas podemos entender a fagulha que foi responsável pela criação da Netflix.

De fato, um detalhe importante é que ambos residiam perto um do outro, em Santa Cruz, na Califórnia. Por isso, iam quase todos os dias juntos para o Vale do Silício.

Foi durante essas idas e vindas do trabalho que acontecia um verdadeiro toró de ideias! E assim, a Netflix foi tomando uma forma cada vez mais concreta.

Nasce uma lenda

Reed estava procurando um novo investimento e junto com Marc Randolph em 1997, decidem investir na Netflix. Dessa forma, Marc assume o cargo de CEO e Reed, já bem sucedido, faz um aporte inicial de 2 milhões de dólares.

No início a referência que tinham era uma empresa bem conhecida hoje, que já fazia sucesso com a venda de livros: a gigante Amazon. Mas o que eles poderiam vender?

Há uma lenda que diz que a ideia da Netflix surgiu quando um dos fundadores teve de pagar uma quantia absurda de multa na entrega atrasada de um filme alugado para a empresa Blockbusters.

Mas nós já sabemos como tudo aconteceu. Embora, sim, as multas pela locação de fitas VHS eram muitas vezes abusivas e bem impopulares.

Sendo assim, a primeira ideia era vender fitas VHS pelos correios, porém alguns detalhes o impediram de seguir por este caminho.

As fitas de VHS eram muito frágeis, pesadas, além de precisarem de um espaço muito grande para o seu armazenamento.

Assim, nesta mesma época começa a surgir os primeiros modelos comerciais dos conhecidos DVDs. Isto caiu como uma luva para as necessidades de Marc e Reed.

Os DVDs eram leves, fáceis de enviar e de armazenar. Além disso, não corriam o risco de quebrarem durante o envio, como era o caso das fitas.


Como funcionava?

Primeiro logotipo da empresa

No início, os DVDS faziam parte de um pequeno nicho de consumidores, mas já oferecia inúmeras vantagens. Dentre elas a qualidade de vídeo e som (e também não tinha a necessidade de rebobinar).

Mas com a popularização dos aparelhos de DVD, os videocassetes e suas fitas tornaram-se obsoletos.

Ainda assim, no início das atividades operava apenas com a venda de DVDs pela internet. No entanto, outras empresas de grande porte como Amazon e Walmart entraram no negócio de vendas de DVDs. Isso prejudicou os planos da Netflix.

Decidiram então não mais vender, mas sim alugar DVDs pela internet. Depois de muitos testes e pesquisas de mercado, aplicaram ideias importantes para o sucesso da empresa no setor.

Ideias que funcionam

Manter os DVDs na residência do cliente – Dessa forma, não havia a necessidade de manter um estoque ou galpão. Novos DVDs seriam enviados de acordo com a demanda.

Lista: Um sistema de “Playlist” servia para os clientes programar os filmes que gostariam de assistir. Facilitava a logística na hora da entrega dos filmes.

Sistema por assinatura: Os clientes em vez de pagar por filme, pagavam uma assinatura mensal.  Havia dois tipos de assinatura, uma que se podia escolher apenas um DVD por vez. E outra, de até 3 DVDs.

Devolução: O cliente não possui data de devolução e não havia multas. Mas com um detalhe: o cliente não poderia pedir outros filmes caso não devolvesse os que estivesse em sua posse.

Havia um entregador que passava para levar os filmes antigos e deixar os novos. Este serviço de aluguel de filmes pela internet foi um imenso sucesso.

Por fim, as ideias aplicadas garantiram o futuro da Netflix e a razão de seu sucesso. Assim, a Netflix inicia suas atividades com uma mentalidade para além da sua época.

Quase vendida duas vezes

A empresa ia bem em quando em 1998 recebem uma proposta da Amazon. Ambos sabiam dos interesses de Jeff Bezos de expandir os seus negócios para além da venda de livros.

Para Marc Randolph esse foi um momento importante. A simples intenção de compra por uma empresa do porte da Amazon revelava que estavam no caminho certo.

Mas a proposta de 12 milhões de dólares não foi aceita. Hoje a Amazon é uma de suas principais concorrentes no setor de streaming.

Já nos anos 2000, Marc e Reed tentaram vender a Netflix para a Blockbuster. Maior franquia de vídeo locadora da época. A proposta era que a Netflix ficasse responsável por fazer a entrega dos produtos. No entanto, a proposta não foi aceita. O valor? 50 milhões de dólares.

A oferta foi recusada, pois segundo a Blockbuster, vendas online se tratava de um nicho muito específico. Além disso, não havia garantia de que o valor do investimento pudesse compensar. Sem dúvida, hoje vemos que foi uma má decisão.

Surpreendentemente, em 2010 a Blockbuster decreta falência. Neste mesmo ano a Netflix conta 14 milhões de assinantes.

Crescimento e mudanças

Após três anos do seu surgimento, no ano 2000, a Netflix resolve mudar sua identidade visual. Em 2002, anuncia a marca de 190 mil discos enviados diariamente para cerca de 670 mil assinantes.

Neste mesmo ano o então CEO Marc Randolph decide deixar o cargo e quem assume é Reed Hastings.

Logotipo do ano 2000

Assim, com o passar dos anos, esses números apenas aumentam, marcando 5,6 milhões de assinantes em 2006.

No entanto é em 2007 que a Netflix inicia a atividade que irá mudar todo um setor cultural de entretenimento, o streaming.

A era do Streaming

Primeiramente eram “apenas” 1.000 títulos e havia uma quantidade limitada de horas para assistir. Mas de acordo com que a tecnologia foi sendo aprimorada a ideia foi ganhando força.

Este formato era extremamente rentável, pois os clientes podiam ver os filmes quando quisessem. Dessa forma, não precisavam esperar a chegada do DVD em suas casas.

Isso marcou uma boa economia. Pois, não havia mais o custo da entrega e logística dos DVDs. E com o custo do armazenamento online de apenas um filme, era possível então fornece-lo para todos os clientes.

E é neste momento que a Amazon passa mais uma vez pela história. A Netflix decide hospedar todo o seu acervo online dentro dos servidores através dos seus serviços de armazenamento em nuvem, a AWS.

Desse modo, eles poderiam fornecer seus serviços para outros países. Em 2010, estreia no Canadá, expandindo para países da Europa e chegando ao Brasil em 2011.

Produções Originais

Com o sucesso do streaming, surgem novos concorrentes. Todos os filmes da Netflix eram produções de outros estúdios. Assim, a negociação dos títulos era difícil.

Pensando nisso, Reed Hastings decide iniciar suas produções originais. Dessa forma, Netflix não seria apenas mais uma empresa de streaming, mas também produtora de seu próprio conteúdo.

Ou seja, através de conteúdo de qualidade, as pessoas iriam relacionar as produções com a empresa. E foi assim que a Netflix manteve a liderança do setor.

Primeiras produções

Sua primeira produção original Lilyhammer, foi lançada em 2012. Conta a história de um mafioso numa pequena cidade norueguesa.

Primeira produção Original Netflix

Na sequência, surge a mega produção de sucesso, House of Cards. Consta com o ator ganhador do Oscar, Kevin Spacey e o renomado diretor, David Fincher.

A série é baseada em uma minissérie britânica que estreou em 1999 na BBC.  O investimento inicial foi de 100 milhões de dólares e foi produzida para possuir 2 temporadas. Mas o sucesso foi imenso e a série teve 6 temporadas.

Além disso, foi ganhadora de diversos prêmios. Ganhou premiações importantes como Globo de Ouro e Grammy.

Primeiro grande sucesso original Netflix

Para Reed Hastings, essa foi uma grande aposta, pois envolveu uma quantidade considerável dos investimentos da empresa. Os riscos eram altos. No entanto, com a ajuda dos algoritmos e de sua base de dados, as apostam eram mais certeiras do que se imaginava.

Após sua expansão internacional, a empresa também começou a investir em títulos originais produzidos em outros países. Um dos grandes sucessos nacionais  e primeira a ser produzida no Brasil foi a série 3%, que estreou em 2016.


A vantagem dos algoritmos

Desde o início da atividade de streaming na empresa, uma das grandes preocupações da Netflix era justamente entender o comportamento de seus usuários. Assim, houve um investimento considerável para poder criar um sistema de recomendações baseados nas preferências de filmes.


Sabe quando há uma porcentagem nas recomendações indicadas como relevantes? É justamente a Netflix trabalhando com seus algoritmos para poder lhe dar dicas de filmes que se encaixam perfeitamente em seu gosto.


Desde filmes famosos até os mais desconhecidos, quantos mais filmes você assiste, mais a plataforma irá aprender sobre as suas preferências.


Outro ponto super importante é a análise de seu Big Data fornecido pelos assinantes que lhe rendeu insights certeiros.


O primeiro caso foi em House of Cards. Através destas análises, revelou-se que havia grande interesse no ator Kevin Spacey, assim como em filmes dirigidos por David Fincher.


Além disso, também foi revelado que a série de referência lançada em 1999 havia feito um grande sucesso na plataforma. Unidas estas leitura, o que se sucedeu foi justamente uma aposta certeira na temática, direção e elenco da série.


A cultura Netflix

Mais do que apenas um sucesso no mundo do entretenimento, Netflix tornou-se uma referência cultural.


Baseada em suas experiências de locar DVDs de séries, seus fundadores notaram que disponibilizar todos os episódios de uma vez de uma série é uma grande vantagem em cima da televisão.


Foi isso que gerou a cultura da “Maratona”. Agora no conforto da sua casa você sua família e amigos podem acessar todo o conteúdo de uma série sendo a sua única limitação o seu sono ou tempo!


A cultura corporativa

Reed Hastings alega que seus funcionários são vistos como atletas de alta performance. Assim, para poder usufruir do máximo de cada um ele possuí uma política de “liberdade e responsabilidade”.


Os funcionários da Netflix possuem os melhores salários no mercado e ainda podem tirar férias ilimitadas. Porém, em contrapartida eles devem se esforçar para sempre apresentar os melhores resultados.


A proposta é que com muita liberdade, os funcionários possam se comprometer a dar o seu melhor para o bem da empresa.


Curiosidades

A persona da Netflix é autodeclarada como sendo do sexo feminino. Ou seja, sempre que nos referirmos a ela devemos utilizar o artigo no feminino “A Netflix”.

  • Quantos assinantes tem a Netflix? Hoje a empresa possui em torno de 209 milhões de assinantes!
  • Qual o valor da Netflix? A empresa hoje tem um valor de mercado de 225,4 bilhões de dólares.
  • Quantas produções originais existem em seu catálogo? Segundo a empresa possuem 767 produções originais em todo o mundo.
  • Quantos filmes e séries existem disponíveis? Está disponibilizado na américa latina 3.339 títulos de filmes e 1.082 títulos de séries.
  • Quantos brasileiros assinam a Netflix? Devido ao vazamento de um documento sigiloso, foi revelado que o Brasil possuía 19 milhões de usuários em janeiro de 2021.
  • Qual a origem do nome Netflix? O nome Netflix surge de “net” internet e “flicks” apelidos para “filmes” na língua inglesa.

TUDUM

Depois dessa incrível jornada pela história da Netflix podemos perceber alguns pontos notáveis. Não somente seus fundadores tiveram que possuir uma cultura corporativa interna para poder ter da sua equipe o melhor resultado, mas também fazer valer as ideias mais inusitadas.


Podemos ver a vantagem de se persistir em uma ideia no momento onde poucos acreditavam na internet.  Além disso, muito de seu sucesso se deve na preocupação em oferecer sempre as melhores soluções focadas em seus clientes.


Nunca pararam de inovar e acreditar no potencial de seus colaboradores distribuídos hoje pelo mundo inteiro.


Podemos tirar muitas lições importantes de sua história e podemos usá-la como inspiração para pensar nossas próprias ideias!


Esse foi o primeiro episódio da série, Quem Criou? E desejamos que vocês estejam por aqui em nossas próximas publicações.


Enquanto isto, também desejamos que se você possui aquela ideia, não desista, nunca, o momento certo pode ser agora! Entre em contato conosco agende uma visita e faça um orçamento! Quem sabe a história da sua empresa também não aparece por aqui?


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