o que é computação em nuvem

O que é Computação em Nuvem

Você já deve ter ouvido falar sobre Computação em Nuvem, mas você sabe como ela funciona? Ela pode estar mais perto do que você imagina!


Origem do Conceito

O mundo da informática tem o seu lado “pesado”, tanto virtual como fisicamente. Centros de dados, conhecidos como Data Centers, armazenam quantidades massivas de informação e poder de processamento.

Servidor Data Center


Não é algo de fácil mobilidade. Pesam muito e precisam de um ambiente cuidadosamente refrigerado. Muitas empresas não possuem acesso a equipamentos com este nível de poder computacional. Por outro lado, empresas que os possuem geralmente não utilizam o máximo da sua capacidade em suas tarefas diárias.


Sendo assim, por que não “emprestar” este poder ocioso?


Foi isto que questionou John McCarthy nos anos 60, ao apresentar o conceito de time sharing ou computação por tempo compartilhado. Sua ideia era compartilhar o tempo ocioso das máquinas entre outros usuários. No entanto, nesta época não existia demanda ou tecnologia para popularizar a ideia.


A internet!

Mas a internet mudou tudo. Com o avanço das tecnologias online a ideia de Computação em Nuvem deixou esse lado pesado um pouco mais leve. Isso por que a computação em nuvem “suspende” o Data Center  e leva seu poder até o usuário.


Isso não demorou para cair na mira das grandes empresas. Algumas já possuíam poderosos Data Centers e a possibilidade de lucrar com isso era um ótimo negócio.


No ano de 2006, a gigante Amazon, decide compartilhar seu poder tecnológico com outras empresas. Dessa forma, começou a oferecer o serviço de compartilhamento de suas estruturas para lidar com demandas digitais de outras empresas.

O que é Computação em Nuvem


Dessa forma, hoje a Amazon Web Services, ou AWS, é uma das maiores empresas na área. Disponibiliza seus serviços para os mais variados setores, desde empresas de biotecnologia, como a Moderna, até a gigante do entretenimento, Netflix.


Outras empresas grandes começaram a compartilhar seu poder computacional, como Google Cloud, Microsoft Azure, IBM Cloud. Estas são as maiores empresas consolidadas no setor.


Quem utiliza?


Vimos quais são as principais empresas que oferecem este serviço, mas quais as utilizam? De fato, com o tempo este tornou-se um serviço essencial para os mais diversos segmentos.


 Empresas que precisam de grande capacidade armazenamento de dados, ou ainda iniciativas de pesquisas tecnológicas como análise de Big datas, até para funções mais básicas. Sua utilidade é muito ampla.  


Mas este não é um serviço apenas para empresas. O usuário comum tem bastante familiaridade com esses serviços e talvez nem saiba. Alguns aplicativos presentes em nosso dia a dia são Spotify, Gmail, ou a já citada Netflix.


Vantagens

As vantagens são enormes. Não é a toa que Computação em nuvem tornou-se essencial para os mais diversos segmentos de tecnologia. Poder acessar o poder computacional de um Data Center poderoso além de econômico é muito ´prático. Alguns pontos são:


Agilidade: Seja qual for a sua demanda, de maneira acessível, a computação em nuvem oferece várias opções que atendem as necessidades de maneira rápida e prática.


Elasticidade: Quanto mais você precisa utilizar do poder computacional da Computação em Nuvem, mais poder lhe será fornecido. Ou seja, é elástico pois se adapta a necessidade do cliente.


Economia: Os pontos econômicos são vários. Primeiro, não é necessário que você mantenha um Data Center em sua empresa. Isso irá dispensar não somente a necessidade da infraestrutura, mas de profissionais para a manutenção destes centros. Segundo, como é um serviço flexível, você só paga por aquilo que irá utilizar.


Formatos da Computação em nuvem

Uma tecnologia tão complexa assim não poderia deixar de possuir suas particularidades. Existem diferentes formas de trabalhar com a computação em nuvem. Estas diferenças residem em sua privacidade.


Pública: Aqui sua infraestrutura é oferecida para diversos clientes simultaneamente e todas as comunicações com os servidores acontece através da internet. Esta é a forma mais acessível, pois possui custos reduzidos e os usuários pagam apenas por aquilo que utilizam.


Privada: Oferece as vantagens da nuvem pública, porém, não é dividida entre outras empresas. Pode ser implementada para atender as demandas internas da empresa. Empresas que trabalham com dados sensíveis optam por este modelo de Cloud.


Híbrida: Como o nome diz, ela mistura as duas anteriores. Une a flexibilidade da nuvem pública, ao mesmo tempo que trabalha com dados críticos.


Principais tipos de serviço

Sabemos das funções e utilidades da computação em nuvem. Agora precisamos falar dos tipos de serviços oferecidos por esta tecnologia.


SaaS – Software as a Service: Este modelo oferece softwares como serviço, ou seja, disponibiliza softwares e soluções tecnológicas por meio da internet. Nesse modelo o usuário paga pelo serviço de acordo com a sua utilização ou funções adquiridas. Por exemplo, sistemas completos de gestão de empresas até alguns bem conhecidos por todos nós, como os já citados Spotify, Netflix.


PaaS – Plataform as a Service. Plataforma como serviço já não é tão conhecido dos usuários comuns, mas para o setor de desenvolvimento é uma ferramenta poderosa. Oferece um ambiente feito especificamente para o desenvolvimento e execução de aplicações. Entrega para o profissional da área um conjunto de ferramentas cruciais para a produção de novos produtos tecnológicos. Dessa forma, permite que as empresas concentrem seus esforços apenas no desenvolvimento de seus produtos sem ter que se preocupar com licenças de softwares e outras questões de infraestrutura.


IaaS – Infrastructure as a Service – Fornece a Infraestrutura como serviço. Além dos usuários não precisarem se preocupar com nenhuma estrutura física, ainda possuem a vantagem de ser totalmente adaptável a demanda, ou seja, aumenta ou diminui de acordo com a necessidade do usuário.


Para finalizar

Serviços em nuvens são cruciais tanto para os usuários comuns quanto para profissionais. Dessa forma, Computação em Nuvem é a base para desenvolvimento de produtos e soluções tecnológicas cada vez mais aprimorados.


As demandas por estes serviços incluem desde um uso rotineiro de um aplicativo de entretenimento, como You Tube, até as necessidades mais complexas para o desenvolvimento de Inteligência Artificial.


Grandes empresas como Google, Amazon, IBM e Microsoft oferecem uma série de serviços em nuvem para os mais diferentes setores e todas estão na grande corrida para explorar cada vez mais esta tecnologia.


Enquanto isso, a Dreamlabs está constantemente atualizando suas perspectivas e aprimorando tecnologias para oferecer sempre um produto de alta qualidade para nossos clientes. Por isso, se você chegou aqui, entre em contato com a gente para podermos fazer a sua ideia tornar-se um negócio de sucesso!



Imagem Bandeira vetor criado por fullvector – br.freepik.com


Deixe o seu comentário

Seu e-mail não será publicado.