Quem criou o Twitter?

A famosa rede social do passarinho Azul, sempre envolvida em polêmicas, mas também inovando o modo de comunicação no mundo todo. Quer descobrir mais sobre quem criou o Twitter? Então acompanhe e saiba tudo sobre esta rede social.

Tudo começa com alguns nomes.

Assim como a história de todos os aplicativos e redes sociais de sucesso, temos que voltar um pouco ao passado para saber de onde surgiu as mentes por trás de suas criações. Hoje iremos falar um pouco sobre quatro figuras, Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass.

Quem criou o Twitter? Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass.

Tudo começa em uma antiga empresa chamada Odeo, empresa que reuniu todas as mentes por trás do Twitter. A empresa Odeo era uma Startup focada em podcast criada por Noah Glass e Evan Willians.

Antes de tudo vale ressaltar que Evan Willians, já havia feito um grande negócio. Evan foi um ex-funcionário da Google para qual vendeu a sua ideia do site Blogger. Sendo assim, Noah foi o idealizador da ideia da empresa Odeo, ao propor um produto que transformaria mensagens em SMS em arquivos MP3. Para ajudar na empreitada, Evans convida seu amigo, Biz Stone, também ex-funcionário da Google, para ajuda-los.

Neste meio tempo chegava na empresa Jack Dorsey, que já havia extensa experiência com programação e já possuía um protótipo da ideia do que futuramente seria o Twitter. Inicialmente a ideia consistia em um aplicativo que através de mensagens SMS, os usuários poderiam atualizar seus Status para seus amigos.

A queda de uma empresa e o nascimento do Twitter

A Odeo começa ter sérios problemas em seu setor. O produto que ofereciam acabou por tornar-se obsoleto devido a inauguração do iTunes, pela Apple. Fora isso, os próprios criadores da ideia, confessam que, mesmo eles, não eram usuários de seu próprio aplicativo.

Com a inevitável falência da empresa, Evans e Noah reúnem sua equipe e propõe que novas ideias para um novo setor sejam propostas. Entre estas ideias, Dorsey apresenta a sua antiga proposta, baseada em mensagens de SMS.

Noah Glass é um dos que mais fica empolgado com a ideia e propõe que Dorsey lidere uma equipe para a criação deste app. Alias, é o próprio Noah Glass que sugere o nome Twitter.

Sendo assim, Twitter no inicio fica disponível apenas para os funcionários da Odeo. Evans Willians então, resolve comprar todas as ações da Odeo de seus antigos investidores. Uma decisão sábia, já que Twitter fazia parte da Odeo. A compra equivaleu a 5 milhões de dólares. Hoje o Twitter tem um valor de mercado na casa dos bilhões.

Anos iniciais

Twitter é aberto ao público em 2006, apresentando uma rede social com a proposta de microblogging, ou seja, seus usuários poderiam compartilhar apenas mensagens até 144 caracteres. Esse valor específico foi baseado no limite de caracteres permitido nas mensagens SMS.

Sendo assim, a empresa só se desvincula da Odeo em 2007. E é neste mesmo ano que o Twitter investe em propaganda em um evento chamado South by Southwest Festival, que aconteceu em Austin, Texas. Através de telões de plasma colocados de forma estratégica, os tweets eram publicados em tempo real para todo o evento.

Um nome e uma mascote

O nome foi criador por Noah Glass, ao procurar no dicionário e encontrar a palavra que significa um gorjear de pássaro. A ideia inicial consistia no nome Twttr, porém logo as vogais entraram no nome.

Dessa forma, veio então a criação da mascote, o icônico passarinho azul, chamado de Larry. Este nome foi uma homenagem ao jogador de basquete conhecido como Larry Bird.

O tempo passou e Larry foi ganhando um formato mais minimalista

Curiosidades

A rede cresceu e se tornou uma importante forma de comunicação em tempo real. Com o seu sucesso o primeiro tweet feito por Jack Dorsay foi transformado em um NFT, e alcançou o valor de milhares de dólares!

Uma rede social de sucesso

Todo os criadores e aqueles que estiveram envolvidos em sua produção de forma geral acreditaram, antes de tudo, em uma ideia. Esta ideia ganhou asas, e hoje se mostra como uma das redes sociais sólida e promissora.

De pequenas ideias, podem surgir sempre grandes resultados se forem administradas da forma correta e claro, ter pessoas que acreditem nela. Acredite na sua ideia, traga ela para nós da Dreamlabs para que ela possa sair do papel e ganhar o mundo!


Deixe o seu comentário

Seu e-mail não será publicado.