Outsourcing no desenvolvimento de Softwares

Vimos que o Outsourcing é uma estratégia que pode auxiliar em muito a produção de uma empresa. No primeiro artigo sobre o tema, falamos sobre suas origens e suas aplicações em geral. Aqui você encontra uma visão sobre Outsourcing no desenvolvimento de softwares.

Outsourcing em setores de Tecnologia da Informação (TI)

A área de Tecnologia da Informação é ampla. Por isso, outsourcing de TI é aplicado em diversos setores. Segundo o Dr. Armando Terribili Filho, citando o The Outsourcing Institute ,  é possível identificar 10 setores estratégicos para a terceirização dentro da área:

1 Manutenção e reparo;

2 Treinamento;

3 Desenvolvimento de aplicativos;

4 Consultoria e reengenharia;

5 Centro de dados com grandes computadores;

6 Administração e serviços para cliente/servidor;

7 Administração de rede;

8 Serviços de desktop;

9 Suporte ao usuário final;

10 Terceirização total da TI.

Sabemos, no entanto, que hoje as empresas que estão por fora da importância da Tecnologia da Informação em seus negócios, estão em notável desvantagem entre seus concorrentes. Dessa forma, nota-se que todos os setores são de extrema importância para empresas que buscam estratégias internas favoráveis para seu avanço no mercado.

 Desde conhecimentos técnicos para a manutenção e reparo até a especialização em áreas como desenvolvimento de softwares e segurança, são indispensáveis para o bom funcionamento de uma empresa que busque integrar seus negócios com as tecnologias atuais.  

Outsourcing no setor de desenvolvimento de softwares

Em nosso primeiro artigo sobre Outsourcing, destacamos uma série de fatores que podem ajudar uma empresa quando esta decide por terceirizar algum setor interno. Quando falamos das áreas de tecnologia, isso não é diferente.

Foco em seu negócio

Um dos pontos mais importantes quando falamos do Outsourcing de TI é quando a empresa ao optar por contratar uma outra empresa especialista nesta área, poderá se focar em sua especialidade, ou ainda, no seu Core-Business .

Dessa forma, ela não terá que cuidar de por menores como contratações, encargos com RH, treinamentos, e outras questões referentes a uma área que não é a sua especialização.

Recrutamento

A área de Tecnologia da Informação é uma das que mais sofre com a falta de força de trabalho qualificada e disponível para projetos. Sendo assim, ao buscar incorporar algum setor de TI como, por exemplo, desenvolvimento de aplicativos, a empresa poderá encontrar diversos problemas.

A princípio, há o problema da competição pela força de trabalho especializada com outras empresas focadas apenas nesta área. A empresa poderá encontrar-se em uma longa trajetória de entrevistas e estimativas de salários que uma empresa focada em TI poderá estar sempre a frente.  Sendo assim, Isso demanda tempo, organização e custos que poderiam ser evitados com o Outsourcing.

Ademais, outro ponto são os encargos tributários para a contratação, e o comprometimento com um profissional que, as vezes será apenas temporário. Sendo assim, a terceirização para tais áreas é reconhecida como sendo especialmente estratégica.

Maior qualidade de produção e serviços

Pelo fato de a empresa prestadora do serviço possuir alta especialização em seu setor de trabalho, isso irá refletir diretamente na qualidade dos resultados esperados. Este aumento na qualidade reflete também em maior produtividade.  

Por fim, a questão de que a empresa contrata já passou por diversas etapas de treinamentos e especializações internas. Isso também é um fator que irá refletir positivamente no projeto.

Confiança

A empresa contratada é especialista em sua área. Toda a sua experiência, seu investimento em treinamentos internos e conhecimento do setor irão criar maior confiabilidade no desenvolvimento do projeto.  Ou seja, a empresa contratada não só terá maior Know-how na área como terá maior infraestrutura para lidar com todos os possíveis obstáculos. Além disso, a contratada poderá prever possíveis problemas pois muitas vezes encontrará situações que já lidou anteriormente.

Suporte Especializado

Tecnologia se atualiza em uma velocidade incrível. Por isso, uma das vantagens do outsourcing de desenvolvimento de softwares é justamente contar com uma empresa que possuí esse investimento como prioridade. Além disso, a contratante também poderá se beneficiar de todo um suporte técnico constante em toda as etapas do projeto.

Ou seja, a empresa terceirizada irá oferecer tecnologia sempre atualizada e conhecimento técnico especializado. Além dos benefícios citados anteriormente, como a questão da confiança, isto também ajuda a reduzir custos em setores que não fazem parte do foco da empresa contratante.

Sobre o termo Terceirização.

Vimos no artigo anterior as origens dos termos Outsourcing e Terceirização. Porém, por mais que esteja convencionado o termo Terceirização, muitas empresas optam pelo termo Outsourcing, ou até “parceirização”.

Isso por que entende-se que quando falamos de um terceiro, fala-se de um outro, de um estranho dentro da equipe nativa de uma empresa. Mas, na verdade, quando falamos em terceirizar no setor de TI, estamos falando em verdadeiras parcerias que devem ser mais do que apenas Contratante e Contratada.

Mais que um terceiro, a empresa que presta um serviço para outra é uma aliada. Pois, operando em sua especialidade para prestar o melhor serviço, fará com que isso se reflita diretamente na maior qualidade do produto final da contratante.

Outsourcing e seus riscos

Mesmo possuindo a sensibilidade de olhar para a empresa contratada com uma parceira, é preciso ter muitos cuidados ao selecionar estas parcerias. Ao terceirizar setores, a empresa precisa ter em mente diversos cuidados não só com a aplicação, mas como isso irá ocorrer. Caso contrário, a empresa poderá encontrar alguns problemas.

Um dos problemas é justamente o perigo é contratar uma empresa que não irá oferecer capacidade real para lidar com a demanda. Isso poderá refletir no fracasso no projeto e da própria parceira.

Existem também questões sociais intrínsecas. A depender do tamanho da empresa e do setor a ser terceirizado, isso pode levar a problemas de desemprego e também a questões sindicais.

Outro problema muito recorrente é justamente optar pelo outsourcing sem um plano de aplicação ou acompanhamento. Fazer esta migração não é tarefa simples pois envolve setores de infraestrutura e logística que devem ser considerados com muito cuidado.

Deve-se também estar atento sobre a questão de segurança. A empresa contratada terá acesso a diversas informações vitais e sigilosas que deverão estar seguras. Por isso é necessário sempre uma cláusula de confidencialidade de todas as informações trocadas entre as empresas.

Tipos de contrato para Outsourcing no desenvolvimento de softwares

Ao optar pelo Outsourcing, os contratantes poderão dispor de uma série de tipos de contratos que melhor atenderão a sua demanda.

Escopo Fechado Neste modelo de contrato a empresa contratada terá um tempo limite e um software específico a ser entregue. Ou seja, com o escopo fechado a contratante receberá um produto final.  Além disso, o pagamento é feito calculado por um preço fixo que irá cobrir os gastos de todo o projeto. Por isto, o projeto deverá possuir um início, meio e fim pré-estipulados. Este produto terá que ser bem alinhando, pois não poderá receber modificações ao longo do caminho de sua produção. São ideais para projetos de curto prazo.

Escopo Aberto Com o contrato de escopo aberto existe maior flexibilidade durante a produção do projeto. Sendo assim, o produto final poderá ser modificado, adicionando ou retirando funções e adaptando-o conforme as necessidades. São recomendados para projetos de longo prazo. Neste caso, o preço é definido pelas horas de trabalho gastas para desenvolver o projeto.

Time Dedicado Temos aqui um modelo que irá oferecer para a contratante um time de profissionais que trabalharão exclusivamente para seu projeto. Sendo assim, esta equipe dedicada será como parte da empresa, compartilhando sua cultura e seu organização interna. Todas as decisões e direções serão tomadas por parte da contratante. Recomendado para empresas que possuem experiência com gerenciamento de equipes de desenvolvimento.

Como ter segurança na hora de contratar

Percebemos que, embora o outsourcing possa trazer muitos benefícios, também pode ser um desafio. Por isso, ao optar por esta estratégia é necessário ter em mente os custos versus o desempenho. Para isso, é importante criar um time que envolva profissionais de TI, advogados com experiência em contratos entre outros especialistas que irão poder ajudar na melhor decisão e orientação.

Outro ponto importante é a seleção dos fornecedores. Muitas das vezes, contratos podem ser longos e por isso, é necessário que haja profundas investigações sobre a confiança da empresa contratada.

Conclusão

Outsourcing é uma saída inteligente para empresas que podem somar forças para cada uma dar o melhor de si em um único projeto. Por parte da empresa contratante ela poderá aliviar seus processos internos e focar em seu core-business.  Enquanto isso, a fornecedora trabalhará em prol do projeto oferecendo também sua especialidade na produção e no desenvolvimento de softwares.

DreamLabs possuí experiência com todos os tipos de contratos e pode ser a aliada perfeita para empresas de setores mais diversificados.  A confiança surge dos inúmeros casos de sucessos e pelo profissionalismo da sua equipe e gerenciamento.

Mais do que apenas aplicativos, são ideias a tornarem-se reais. Estas ideias podem fazer a diferença para qualquer empresa que se preocupe em manter-se atualizada diante a concorrência.


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