Tecnologia na educação

A escola é um espaço que é tocado pela tecnologia. Conheça quais as principais tendências para tecnologia na educação em 2022.

Inovação e Educação

Ao pensar em tecnologia, logo vem à mente todo o universo dos programas e equipamentos, geralmente de última geração.

No entanto, a tecnologia na educação também envolve o simples: um lápis, caderno, a lousa. Bem como, a tecnologia envolve nossa língua, palavras e comunicação.

Não é sem motivo que as linguagens de programação ficam cada vez mais sofisticadas. Além da importância para o controle de tantas tecnologias que nos movem.

Ensinamos as máquinas a aprender e a cada dia mais, elas se tornam grandes aliadas da nossa educação.

Sendo assim, quando pensamos em escola, o que nos vem a mente? Carteiras enfileiradas, aulas expositivas e poucas interações com o mundo ao redor.

Isso ocorre pois, desde o surgimento das escolas, pouca coisa mudou em sala de aula. Estamos no século 21 , mas as escolas possuem a mesma organização desde o século 18.

Mas o ano é 2022. E muitos profissionais, professores e pesquisadores, tem se dedicado a mudar esse cenário.

Não apenas novas abordagens pedagógicas surgiram, como muitas delas se encontram com uma grande aliada: a Tecnologia da Informação e Comunicação ou também TIC..

A era dos Multiletramentos

Quando falamos de letramentos, falamos sobre o aprendizado da leitura e da escrita. Ambos importantes para que as pessoas possam ler e interagir com o mundo a sua volta. Mas com novas tecnologias, se fez necessário o letramento digital.

  
Sendo assim, foi em 1996, com o chamado Grupo de Nova Londres, que surgiu este termo: Multiletramentos.

 Este grupo de pesquisadores, após muitas discussões e pesquisas, lançam um manifesto chamado “Uma pedagogia dos Multiletramentos- desenhando futuros sociais”.

 Segundo este grupo, a tecnologia na educação surge na sociedade contemporânea principalmente através de novas TICs.

Outro ponto importante é a diversidade cultural que está presente nas salas de aulas. Toda diversidade deve ser levada em conta para uma educação inclusiva e plural.

Dessa forma, podemos ver que a Tecnologia da Informação pode ser uma ferramenta importante dentro das salas de aulas.

Com o surgimento de novas tecnologias portáteis e com o acesso cada vez mais fácil e rápido com a internet, as TICS tornam-se incontornáveis.

Por isso listamos a seguir as principais tendências para tecnologia na educação em 2022.

Laboratórios de Informática e Cultura Maker

Não é uma iniciativa tão recente. Muitas escolas já receberam incentivos para montar seus laboratórios. No entanto, a novidade para 2022 se da justamente com as possibilidades que podem surgir a partir destes espaços.

O ano de 2022, as novas redes 5G, prometem maior velocidade de comunicação e acessibilidade para os alunos.

 Além disso, ao tratar mais profundamente da possibilidade do “faça você mesmo” os alunos podem ser educados para lidar com soluções de problemas de forma criativa.

Dentro de um laboratório de informática é possível que os alunos tenham contato com novas linguagens de programação, pesquisas na área de TI, desenvolvimento de protótipos e muito mais!

Gamificação

Gamificação trata de trazer para a educação elementos encontrados em jogos. Dessa forma, oferece a possibilidade de o aluno progredir enquanto busca um objetivo.

Para este objetivo ser alcançado ele terá que solucionar problemas de maneiras criativas. Por isso receberá recompensas para que possam avançar para as próximas fazes.

Os objetivos podem envolver qualquer matéria. Mas o ano de 2022 promete deixar toda esta experiência ainda mais imersiva. Desde novas tecnologias de realidade aumentada à simulações virtuais de problemas a serem superado pelos alunos.

Inteligência Artificial e Chatbot

Nos deparamos hoje com exemplos de programas que possuem a capacidade de aprender através de grande quantidade de dados.

Essa tecnologia pode auxiliar no apoio de dúvidas e suporte ao aluno, mas também pode ir além.

É possível que os próprios alunos desenvolvam seus chatbots. Além disso, dentro da sala aula, é necessário criar o pensamento crítico sobre como tais tecnologias podem ser aliadas, ou não.

Metaverso

Já falamos que o Metaverso é uma grande tendência para esta década. E por isso mesmo, ele não poderia deixar de estar presente na educação.

A partir da realidade virtual, pode ser possível levar os alunos para qualquer local do mundo. Inclusive pontos culturais como museus, exposições e locais históricos.

Redes Sociais

As redes sociais, desde a criação do Orkut, já implicavam em uma mudança no cotidiano de todas as pessoas.

Os alunos destas gerações, em sua maioria fazem uso massivo das redes sociais, mas isso pode ser usado a favor da educação.

Com um letramento digital, é possível trabalhar nas escolas os pontos negativos e positivos das redes. Assim como trabalhar com fatos jornalísticos, memes, música e tudo que envolve o contemporâneo digital.

Tecnologia, desigualdade e mediação

Pensar na tecnologia como aliada da educação é pensar num futuro promissor para os alunos. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados.

Primeiramente, devemos ter em mente que para muitas escolas ainda faltam o básico. Carteiras, lousas, material para alunos e professores.

Neste caso, antes de pensarmos uma educação tecnológica devemos pensar que as escolas devem possuir recursos suficientes para oferecer para alunos e professores condições favoráveis para a educação.

As tendências para tecnologia em 2022 ainda são um privilégio para escolas com grandes recursos. Dessa forma, é importante estarmos atentos na igualdade e na qualidade da educação.

Outro ponto importante: a tecnologia é sempre um meio e não um fim. Toda tecnologia deve possuir a mediação do professor pois ela jamais irá substituir um profissional.

Neste ponto, vemos que os multiletramentos não falam apenas sobre alunos, mas também sobre professores. Todos devem se adequar e se atualizar sobre o uso de novas tecnologias em sala de aula.

Futuros Sociais e tecnológicos

Não basta apenas o avanço da tecnologia, ela deve surgir de maneira que seja acessível para todos.

Por isso, pensamos não apenas na tendência para tecnologias na educação em 2022, mas para um futuro que todos possam desfrutar destas tendências.

Quando se fala em novas tecnologias acessíveis falamos de um presente que desenha um futuro cada vez mais próximo e promissor.

Foi assim que a Dreamlabs começou seus primeiros projetos, acreditando que a tecnologia pode ser uma ferramenta útil para toda a sociedade.


Deixe o seu comentário

Seu e-mail não será publicado.