Quem criou o PIX

Uma nova forma de pagamento que caiu no gosto dos brasileiros. Conheça quem criou o PIX e todos os seus benefícios.

Tecnologia a favor do mercado financeiro

Você já deve saber o que é e como funciona o PIX. Mas, você sabe quem criou o PIX? Essa é uma iniciativa do Banco Central que busca não apenas facilitar os pagamentos, mas também aquecer o Sistema Financeiro Nacional.

Quem criou o Pix? Carlos Eduardo Brandt

A princípio, um dos nomes que podemos citar é o de Carlos Eduardo Brandt. Carlos é chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil. Além disso, está à frente da Gerência de Gestão e operação PIX no Brasil

Dessa forma, ele é considerado um dos importantes nomes responsáveis pela implementação da tecnologia PIX no Brasil.

Outro nome que podemos citar é o de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Roberto, escolheu Carlos como responsável pelo projeto PIX no Brasil.

Carlos Eduardo Brandt foi o único brasileiro a aparecer na lista da Bloomberg. Esta lista reúne nomes que influenciaram a direção de importantes segmentos como por exemplo, negócios, entretenimento, finanças, política, ciência e tecnologia em 2021.

Uma nova era no sistema financeiro

Com o avanço da tecnologia muitos setores tendem a mudar drasticamente. Isto não é diferente com o sistema financeiro. Aliás, o setor financeiro é um dos setores mais afetado.

Por isso, com o PIX possuímos uma nova forma de lidar com as transferências bancárias.

É comum sua criação ser associada apenas ao Banco Central como instituição. Mas sempre houve pessoas responsáveis por sua implementação no país.

Quando surgiu o PIX?

Sendo assim, agora que sabemos quem criou o Pix , podemos falar um pouco mais sobre as vantagens desta tecnologia.

A tecnologia PIX foi inaugurada em 16 de novembro de 2020. Em pouco tempo tornou-se uma forma bem popular para pagamento.

Recebido com alguma desconfiança, aos poucos, provou ser um sistema confiável e aberto para melhorias.

Desde sua criação, segundo dados do Banco Central, já foram criadas mais de 423 milhões de chaves PIX. Além disso, a quantidade de transações também surpreende, somando 1,6 bilhão de transações.

Dessa forma, no seu primeiro aniversário em 2021, inaugurou-se novas modalidades do PIX. O PIX Saque e PIX troco.

Através dessas opções é possível o usuário sacar ou receber parte do dinheiro em transações no comércio.

PIX é Seguro?

Como já víamos por aqui, a partir do momento que toda a informação é centralizada, há sempre a possibilidade de fraude ou vazamento.

Para minimizar estes problemas o Banco Central criou a possibilidade da devolução. Com essa opção, é possível receber um valor de volta em caso de fraudes ou golpes.

Para evitar sequestros ou roubos, também foram implementadas algumas normas como o limite de transação de mil reais durante a noite.

Curiosidades

O significado do nome PIX não é nenhuma sigla. Na realidade, este nome surge inspirado no termo Pixel.

Remete a rapidez e simplicidade da era digital e busca aproximar esta tecnologia das rotinas simples do dia a dia.

Conclusão

A era digital chega para mudar a nossa rotina. Tudo que envolve o sistema financeiro afeta nossas vidas de forma direta.

Sabemos que muitas pessoas ainda não têm acesso ao sistema bancário. Por isso, o PIX foi responsável pela acessibilidade de milhões de brasileiros neste sistema.

Além disso, esta tecnologia traz eficiência e rapidez nas transações e já é a principal forma de transferência escolhida pelos brasileiros.

Quem criou o Pix sem dúvida buscou aproximar as pessoas dos bancos e fez com que as transferências não fossem longas, caras e com horários definidos.


0 resposras sobre “Quem criou o PIX

Deixe o seu comentário

Seu e-mail não será publicado.