Unicórnios Brasileiro

Unicórnios Brasileiros: Conheça 9 candidatas para o título

Em 2018, uma das principais concorrentes da uber no Brasil, o aplicativo de mobilidade urbana 99 foi comprado pela plataforma chinesa Didi Chuxing, recebendo um aporte de 1 bilhão de doláres e inaugurando o seleto grupo de Unicórnios Brasileiros.

Mas afinal, o que são Unicórnios?

As chamadas unicórnios, são empresas que antes de abrir seu capital na bolsa, foram avaliadas em mais de 1 bilhão por uma agência de capital de risco.

A nomenclatura surgiu quando Aileen Lee instaurou o termo a partir do seu artigo Welcome To The Unicorn Club: Learning From Billion-Dollar Startups, onde compara a raridade desse fato à própria mitologia do animal.

Na época existiam, segundo Aileen, 39 empresas que alcançaram essa conquista, porém hoje, já existem cerca de 6 vezes maior, contando com grandes nomes americanos como a Uber e a 99.

Confira agora como o Brasil contribuiu para esse salto.

O atual clube dos unicórnios brasileiros

Passados aproximadamente dois anos, o quadro das criaturas mitólogicas se tornou maior no Brasil, contando com fintechs, empresas de venture capital e seviços de entregas.

Atualmente 6 das empresas consideradas como unicónios são brasileiras, falaremos agora elas um pouco sobre elas:

99

A principal concorrente no brasil da gigante Uber surgiu como um modo de transporte alternativo que tinha como proposito mudar o jeito com que as pessoas se locomoviam.

Após a compra em janeiro de 2018 pela chinesa Didi Chixing, que já tinha feito outras rodadas de investimentos anteriores na startup se tornou o que seria o primeiro dos unicórnios brasileiros, inaugurando uma corrida pelo crescimento.

Nubank

A Nubank é uma fintech e banco digital criada com a missão de devolver às pessoas o controle da sua vida financeira e eliminar a burocracia dos bancos tradicionais.

Criado a mais de 6 anos o negócio já conta com mais de 12 milhões de clientes.

A empresa que começou com um cartão de crédito sem anuidade logo lançou o serviço de conta corrente, se tornando uma grande promessa.

No início de 2018 entrou para o grupo dos unicórnios e conquista cada vez mais a confiança dos brasileiros.

Ifood

O Ifood é uma plataforma de delivery de comida que surge do princípio de que era possível diminuir o tempo ocioso dos motoboys entre corridas e assim otimizar a entrega de comida.

Hoje a empresa é a líder na America latina em entrega de comida, após grandes rodadas de aporte, conseguiu se estabelecer muito bem por meio do marketing:

  • as propagandas da “Judith”, personagem de Fábio Porchart, criado exclusivamente para as propagandas para o app;
  • outra grande jogada foi a distribuição de cupoms, que fez com que fossem extremamente conhecidos e presentes nos celular da população.

Stone

As fintech se popularizam cada vez mais, e a Stone, uma empresa de pagamento, não é diferente.
Ela começou oferecendo serviços de cartão de crédito, débito e voucher nos meados de 2014 e hoje ocupa todo o território brasileiro.

Em 2018 realizou seu primeiro IPO (Initial Public Offering), na Bolsa de NASDAQ, no qual conseguiu levantar um aporte de 1.5 bilhão de dolares – valor mais alto obtido por uma empresa brasileira desde 2013- , quase meio bilhão acima do esperado inicialmente por seus criadores.

Segundo seus fundadores André Street e Eduardo Pontes, o sucesso só foi possível devido a três grupos parceiros: os clientes, seus investidores e finalmente seu time de empreendedores.

Movile

A movile é uma empresa de venture capital no brasil, que gerencia e aporta outras empresas, trabalham também na área de marketplace e desenvolvimento mobile.

Com o desenvolvimento do app educacional PlayKids, se tornarm destaque no mercado brasileiro e logo em seguida compraram a plataforma – também unicórnio – Ifood.

Foi considerada a melhor empresa para se trabalhar entre os anos de 2012 e 2017 e hoje conta com mais de 2500 funcionários.

PagSeguro

O PagSeguro é um sistema que realiza e recebe pagamentos por meio da internet.

A ferramenta pertencente ao UOL funciona como um intermediador de pagamentos, garantindo segurança contra fraudes nas transações financeiras realizadas online.

Ela possui preços variados e integração simples, o que faz o que PME’s utilizem bastante esse meio de pagamento.

Hoje, também tem bastante destaque no ramo de cobrança por maquininhas de cartão de crédito e débito, inovando no mercado com a cobrança feita por taxas e adesão, e não mais por assinatura como se funcionava antes.

As 9 promessas de unicórnios brasileiros para se ficar de olho em 2020

Cargox

A Cargox é um marketplace de fretes que promete conhectar transportadores, embarcadores e autônomos, criando um modelo de negócio onde ambos os clientes ganhem.

Por meio de uma rede integrada eles diminuem o tempo que o transportador fica sem carga e consegue otimizar os custos de uma entrega.

Com mais de 250 mil caminhoneiros cadastrados, a CargoX tem estimativa de receita anual de R$ 650 milhões.

ContaAzul

A ContaAzul é uma plataforma de gestão que promete conectar tudo que você precisa para o sucesso de seu negócio.

Criada em Outubro de 2017 a startup que já atendeu mais de 800mil empresas é cotada pelas consultorias KPMG e Distrito como candidata ao título.

Creditas

A Creditas é uma fintech de empréstimos com garantia que foi criada em 2012.

“Carro, casa, apartamento ou salário. Quando você usa uma garantia para o empréstimo, o processo é confiável para os dois lados: a inadimplência cai e as taxas de juros ficam muito menores. É mais dinheiro liberado e um prazo maior disponibilizado.”

Creditas

Com a recente compra da Creditoo, a startup começou a trabalhar no ramo de crédito consignado privado, e não para por aí.

Segundo o CEO, Sergio Furio, será liberado um aporte de 340 milhões para tornar-lá a maior empresa de empréstimos com garantia da america latina.

GuiaBolso

Outra fintech que ganha cada vez mais destaque é a GuiaBolso, uma plataforma que gerencia seus gastos e mostra para onde está indo o seu dinheiro.

Ele sincroniza suas anotações com sua conta bancária e te mostra formas de economizar.

Em uma entrevista para a revista Exame, Alan Leite, CEO da aceleradora Startup Farm, aponta a startup como um possível integrante do clube dos unicórnios brasileiros.

Grow mobility

A Grow mobility é a nascida da fusão de duas empresas latinas, a brasileira Yellow e a mexicana Grin Scooters e apareceu na lista da CB Insights.

Juntas as duas empresas operam 135 mil bicicletas e patinetes elétricos em seis paises da america latina, e sua expectativa é dobrar esse número até 2020.

Neoway

Uma outra startup que vem para abalar o mercado é a Neoway, uma startup que trabalha com analise de BigData para descobrir oportunidades para chegar a soluções para as mais diversas áreas.

Criada em 2002, ela apresenta crescimento de pelomenos 50% nas últimas cinco temporadas de investimento.

A perspectiva é que com o avanço da tecnologia e queda de barreiras ela continue expandindo, atingindo o título de unicórnio e indo além.

Quinto Andar

A Quinto Andar também foi apontada na lista de 50 provaveis futuros unicórnios no mundo pela CB Insights e também está caindo no gosto dos brasileiros.

A startup propôe um novo modelo de aluguel de casa, onde o cliente aluga direto com o proprietário, eliminando o intermediário da construtora e a necessidade de fiadores.

Os contratos também são feitos de forma digital, eliminando grande parte da burocracia.

Resultados Digitais

A nova gigante do marketing brasileiro é uma especialista em marketing que surgiu do movimento Lean Startup e possui sua própria plafatorma de automação de marketing. O RD Station conta com diversas funções para modernizar, simplificar e otimizar o marketing de sua empresa.

Em uma rodada de investimentos em 2016, a empresa recebeu um aporte de 19,2 milhões de dólares liderado pelo fundo de capital TPG Grow.

Zenvia

A Zenvia trabalha com o desenvolvimento da comunicação entre empresa e cliente.

Seus produtos variam entre plataforma de gestão de SMS, envio de torpedo de voz e Chatbots com integrações nativas.

“A Zenvia não aparece muito na mídia, mas possui um potencial consistente. É uma empresa com faturamento de centenas de milhões de reais e próxima ao valuation de um unicórnio.”

Ghignatti, da WOW Aceleradora.

E aí, deixe nos comentários qual é a sua aposta para quem vão ser os próximo unicórnios brasileiros no ano de 2020.

Compartilhe com seus amigos e nos ajude a criar um conteúdo cada vez melhor.


Deixe o seu comentário

Seu e-mail não será publicado.