O que é Inovação Disruptiva

Serviços, produtos e aplicativos cada vez mais inovadores e úteis surgem em nossas vidas. Alguns são apenas novas versões de antigos produtos, já outros, chegam para revolucionar o mercado.

A inovação disruptiva surge neste contexto abalando todas as estruturas e ditando novos rumos do consumo.

As industrias devem estar constantemente se adaptando a uma sociedade cada vez mais plural e exigente.

Ao possuir o cliente como a principal preocupação, cada vez mais empresas buscam se lançar ao mercado para conquistar sua confiança e sua fidelidade.

Isso não é tarefa fácil. Dessa forma, elas devem se preparar para inovar. E não só isso, elas devem estar dispostas a revolucionar a forma como vivemos e interagimos com antigas e novas tecnologias.

O que é inovação?

Inovação é um conceito muito importante para qualquer setor do mercado. A inovação desempenha um papel essencial no mercado competitivo e globalizado.

 A necessidade das empresas de seguir as transformações nos serviços e produtos e entender os reais desejos dos clientes, são pré-requisitos cruciais.

 A inovação dentro de qualquer negócio é vista como algo essencial para uma concorrência saudável, assim como para parceiros e clientes.

Sendo assim, a ideia de inovação não se limita apenas a alto investimento em tecnologia e pesquisa, mas também considera uma dimensão intrincada diante as oportunidades e desafios do mercado contemporâneo.

O que é inovação Disruptiva?

A natureza disruptiva da inovação aparece quando um negócio com poucos recursos consegue desafiar empresas estabelecidas no mercado.

Isto ocorre ao surgir um novo produto ou serviço que, mesmo apresentando desempenho inferior ao da concorrência, promove mudanças drásticas nos hábitos e comportamento do consumidor.

Ao provocar essa mudança, as inovações disruptivas criam certas instabilidades no setor, atrapalhando as indústrias e o ecossistema em que estão inseridas.

Por isso, a inovação disruptiva pode ser considerada um processo e não um produto em si. Sendo assim, a inovação disruptiva é a evolução de um produto ou serviço a médio ou longo prazo.

Ou seja, novas soluções inovadoras aos poucos tendem a superar as empresas estabelecidas em determinado setor.

Exemplos de Inovações Disruptivas

Por aqui, na série Quem Criou, já apontamos diversas empresas que causaram grandes mudanças no mercado. Algumas delas são:

Netflix

A primeira que podemos citar é a Netflix, com a inovação a partir do streaming de vídeos. Podemos ver que seus criadores aos poucos foram inserindo a ideia de uma nova forma de consumir filmes. Num primeiro momento, quase foi vendida para a empresa Blockbuster, no entanto, ela conseguiu causar um grande desequilíbrio no mercado.

Hoje a Netflix é uma das empresas mais valiosas no setor de entretenimento no mundo e a Blockbuster decretou falência. Ou seja, ela conseguiu superar gradativamente uma empresa já estabelecida no setor.

Youtube

Os criadores do Youtube, encontraram uma limitação na forma que vídeos online eram compartilhados. Baseados nestas limitações decidiram criar uma plataforma de compartilhamento de vídeos que revolucionou toda a internet!

Hoje a forma que lidamos com conteúdo audiovisual é completamente diferente do que antes do surgimento do Youtube, ou seja, uma inovação disruptiva que mudou a forma que consumimos vídeos na internet.

Nubank

O Brasil não pode ficar de fora da lista de inovações disruptivas.  Nubank é uma fintech criada para fazer frente a grandes players do setor bancário. Seus fundadores decidiram enfrentar um certo monopólio do setor, que era comandando por poucos bancos.


Mesmo não tendo todos os serviços ofertados por um banco tradicional, o Nubank conseguiu superar seus concorrentes e hoje está consolidado com uma das fintechs mais valiosas do mundo.

A forma que lidamos com transações, juros, e compras, mudou completamente com o surgimento do Nubank.

Metaverso

Esta tecnologia, embora ainda esteja em sua fase inicial, promete grande mudança nos hábitos de internautas de todo o mundo. Prevista para fazer parte essencial da chamada Web. 3.0, o Metaverso é a inovação disruptiva prometida para o futuro das redes sociais.

Com o investimento bilionário no desenvolvimento de óculos de realidade virtual, a se tornarem cada vez mais acessíveis, logo seremos testemunhas e usuários de uma internet totalmente inovadora.

Blockchain, Crypto Moedas e NFT

Blockchain possibilitou uma nova era das transações de valores. Com esta tecnologia ela não apenas possibilitou toda a existência do Metaverso, como uma nova forma de lidar com o dinheiro e os sistemas monetários.

Uma rede descentralizada é uma inovação completamente disruptiva que aos poucos foi conquistando espaço em diversos setores do mercado, desde do setor imobiliários, até o setor artístico através dos NFTs!

Conclusão

Inovação disruptiva não é uma surpresa, que de um dia para o outro aparece em nosso cotidiano. Ela, através de processos de inovação, surge para sanar alguma dor ou demanda de mercado que necessita de uma atualização drástica.

Diversas empresas de grande porte possuem setores inteiros voltados apenas para a inovação de produtos e serviços. Isto se dá pois entendem que para uma empresa continuar no mercado ela precisa inovar.

Mas para inovar é preciso de parcerias de confiança. Uma ideia é apenas uma ideia até ser colocada em prática. A Dreamlabs trabalha com diversos projetos inovadores e esta pronta para receber o seu também! Conheça nossos serviços!


Deixe o seu comentário

Seu e-mail não será publicado.