Já não é mais uma novidade que a relação entre marcas e consumidores tem passado por grandes transformações. Com o advento da tecnologia e a popularização da internet, os consumidores estão cada vez mais munidos de informações e, consequentemente, mais exigentes em relação à experiência que recebem em suas jornadas de compra.
Mas assim como a tecnologia tem tornado os consumidores mais exigentes, ela também tem ajudado as empresas a oferecerem melhores experiências. Quer saber mais como as novas tecnologias têm afetado o varejo? Então continue conosco, pois é sobre isso que falamos nesse post.
Entenda como a tecnologia impacta no varejo
O primeiro passo para entender como as novas tecnologias têm impactado o setor do varejo é entender o contexto no qual estamos inseridos nos dias atuais. Isso é, sabemos que a revolução tecnológica tem favorecido os mais variados setores da economia nos últimos anos. Portanto, quando pensamos no varejo isso não é diferente, basta pensarmos na gigante varejista Amazon, que é hoje a marca mais valiosa do mercado, no qual tem como grande diferencial o investimento em alta tecnologia.
Ou seja, as empresas que buscam ter sucesso nos dias atuais necessitam investir em tecnologia para que assim se mantenham competitivas no mercado. É através desse investimento que as marcas vão conseguir oferecer uma experiência de compra satisfatória para os consumidores, o que é um fator determinante na decisão de compra de um indivíduo atualmente.
Mas não é só com a experiência do cliente que as novas tecnologias têm ajudado as empresas varejistas. O papel dela afeta na verdade quase todos os aspectos de um negócio, tanto para sites de comércio eletrônico quanto para lojas físicas. Para exemplificar isso, mostramos abaixo como alguns recursos tecnológicos podem ajudar no mercado varejistas.
Internet das Coisas (IoT):
Um dos recursos que mais tem ajudado as empresas varejistas é o IoT, isso porque a inteligência desses sistemas tem ajudado as empresas tanto no ponto de venda quanto na cadeia de suprimentos tornando os processos mais ágeis e eficientes. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo da Grand View Research, espera-se que o mercado de software IoT neste segmento experimente um crescimento substancial, com uma participação de receita de mais de 40% até 2025.
Análise e exploração de dados:
A tecnologia também tem permitido que as empresas deixem o achismo de lado e passem a criar uma cultura data driven. Ou seja, passem a utilizar a análise e exploração de dados para sua tomada de decisão. A tecnologia aplicada para esse objetivo permite que as empresas tenham em mão modelos e padrões de consumo, para poder segmentar seus clientes e desenhar estratégias e campanhas à medida de cada consumidor, o que extremamente valioso em um mercado que preza pela personalização e uma experiência perfeita entre os canais online e as lojas físicas.
Inteligência Artificial:
Outro recurso tem impactado muito o setor de varejo é a Inteligência Artificial, essa tecnologia permite automatizar diversos processos da operação de um negócio, além de contribuir para a redução de custos com capital humano, à utilização de assistentes digitais ou Chatbots, à execução de campanhas inteligentes e à melhoria dos prazos de entrega dos produtos são alguns dos exemplos, onde a IA contribui para o varejo.
Omnichannel:
A estratégia de Omnichannel e a tecnologia por trás dela, permite que as empresas integrem seus canais de vendas, e todos os seus sistemas internos e de estoque em uma única plataforma. Isso possibilita que as empresas ofereçam uma experiência de compra única e cada vez mais satisfatórias para seus consumidores, afinal hoje os usuários desejam que a experiência seja positiva independente do canal utilizado. Além disso, a integração desses canais de vendas e demais sistemas contribui para um ganho muito alto em eficiência para sua operação.
Quais os benefícios das novas tecnologias no varejo?
Como vimos, as novas tecnologias têm um grande potencial para tornar a operação das empresas varejistas mais eficientes, além de contribuírem para aumentar a satisfação dos consumidores melhorando de forma significativa sua experiência de compra. Mas você deve estar se questionando como esse impacto pode trazer benefícios práticos para seu negócio, não é verdade? Pensando nisso, listamos abaixo as principais vantagens que sua empresa pode alcançar graças ao apoio das novas tecnologias, confira:
Melhorar a satisfação do cliente:
Talvez a maior vantagem que a tecnologia traz para o mercado varejista, seja a melhora na satisfação dos clientes. Hoje os consumidores esperam que você possa dizer a eles se tem um produto em estoque ou sob encomenda. Eles não querem esperar enquanto você anda pelo depósito ou liga para o depósito. Ter um OMS, por exemplo, permite que você responda às perguntas dos clientes com apenas alguns cliques e tenha o controle do seu ciclo de venda de forma prática e intuitiva.
Reduzir os custos com processos logísticos:
A tecnologia também permite que você tenha uma visão unificada e em tempo real dos estoques de todos os seus canais de venda, isso possibilita reduzir consideravelmente os custos de logística e eliminar a ruptura de estoque. Informações que antes eram de difícil acesso, passam a ser identificadas com rapidez, o que facilita a tomada de decisão para a melhor utilização dos recursos disponíveis.
Melhorar sua previsão
O aumento da previsibilidade por parte do negócio é mais um dos benefícios que valem ser destacados ao fazer uso de novas tecnologias. Isso porque, os sistemas automatizados de previsão estatística criam uma previsão de demanda muito mais calculada e precisa. Dados de vendas anteriores, previsões e pedidos futuros estão todos em um sistema. Como resultado, previsões mais precisas podem ser feitas com base na totalidade dessas informações.
Maior mobilidade:
Outra grande vantagem alcançada com as novas tecnologias tem a ver com a mobilidade que as empresas conseguem adotar em sua operação. A tecnologia por trás do PDV Móvel, por exemplo, permite gerenciar todo o ciclo de venda do seu negócio através de um simples smartphone. Com o PDV móvel, você verifica os preços, confere estoque e realiza transações no setor de vendas, tudo de forma extremamente intuitiva, segura e estável.
Conclusão:
Bom, como vimos a tecnologia tem impactado fortemente o setor do varejo. É importante ter em mente que hoje, mais do que nunca, as pessoas não investem mais em produtos – elas apoiam marcas. Portanto, ao entender os fatores tecnológicos que afetam o setor de varejo e implantar os recursos necessários para aprimorar a experiência do cliente, você criará evangelizadores da marca, apaixonados por seus produtos, lojas e, mais importante, pelo estilo de vida que você está vendendo.