Tendências do desenvolvimento mobile em 2020

O alinhamento das novidades tecnológicas, resultante de um mercado em ascensão, reforça, de maneira surpreendente, as ferramentas que complementam os equipamentos nos espaços públicos e privados.

Os aparelhos móveis hoje, deixaram de ser apenas apetrechos destinados a um só objetivo ou apenas pra comunicação.

Assim sendo, o que veio para ficar é a diferença com que cada pessoa, de acordo com suas preferências, consegue fazer diretamente por meio de um dispositivo.

O mercado e a expectativa sobre as tendências do desenvolvimento mobile

As estratégias principais das empresas atualmente são feitas a partir da expansão e pela transformação digital necessária para o alcance de concorrentes. Nesse sentido, a referência hoje é por meio da competitividade e a evolução mercadológica.

Além disso, a união entre a área de negócios e a tecnologia de informação é de extrema importância tanto para as empresas quanto para os usuários. 

De forma conjunta, a necessidade de habilidades para o empregado devem ser importantes da mesma maneira para o empregador.

Dessa maneira, em seu contexto chave, as tendências para desenvolvimento mobile tem múltiplas variáveis e é experimentalmente personalizado.

Da mesma forma, a revolução dos aplicativos mobile garantem inovação do mercado, contudo, para implementação desse panorama, as técnicas aprimoradas para desenvolvimento que devem ser visadas são principalmente ligadas a Inteligência Artificial.

Frente a isso, os aplicativos móveis ganham força e a tecnologia empregada reflete o crescimento dos dispositivos e dos clientes. Conforme a isso, as demandas do setor fazem com que os aplicativos tenham impacto direto nos resultados finais de faturamento da firma.

Portanto, a representação dos potenciais atuais são vistos como ferramentas que agregam valor ao serviço prestado e inova o atual momento tecnológico, em constante evolução.

O futuro dos dispositivos

Internet das Coisas (IoT)

É a interação entre o mundo real e o mundo digital, entre o físico e a internet. A comunicação permite um conjunto de sistemas que propagam a individualidade de cada elemento pertencente ao nicho da web, uma vez que o fenômeno em construção muda a forma com que acontece o encaixe das pessoas com a internet, na vivência diária e nas corporações.

Além de tudo, o cruzamento de dados nada mais é que a facilitação de dispositivos conectados que dão suporte para a inter-relação com a nossa consciência, visando o aumento da eficiência na captação e no processamento de dados.

São ideias de aplicação para dispositivos com IoT, feitas pela ligação com o dia a dia, externando a ligação com o humano:

  • Smartwatches;
  • Fechaduras e casas inteligentes;
  • Automóveis conectados;
  • Sensores para a agricultura e energia;
  • Termostatos;
  • Transportes;
  • Mercado financeiro.

Internet das Coisas + Inteligência Artificial + E-commerce 

A inteligência artificial empregada é uma ferramenta eficiente de acordo com a necessidade e o perfil de cada cliente.

De maneira conectada, sendo caracterizada por pesquisas, o E-commerce será importante na consolidação do mercado, sintetizando e analisando informações estratégicas.

Assim, seguindo a Internet das Coisas, a comunicação realizada é feita por meio de todos os objetos conectados à Internet. Ideias de utilização são feitas pela ligação com o dia a dia, de forma dependente. Logo, o ajuste sobre os dados disponibilizados faz com que exista, mesmo com um grande número de informações, um padrão a ser estabelecido e reconhecido.

Wearables

As “tecnologias vestíveis” transformaram-se como facilitadores de atividades básicas rotineiras, possuindo diversas funcionalidades, como pagamentos, controle de batimentos cardíacos, monitoramento do sono, contador de passos e central de notificações integrada.

No entanto, a disponibilização de dados pessoais vai de encontro a privacidade e, para isso, a proteção contra o uso indevido deve ser vistoriado.

Na medida em que o interesse por dispositivos vestíveis cresce, a demanda para criação de novos aplicativos integrados para os wearables também sobe, potencialmente. Entende-se, pois, o xodó da indústria fitness.

Chatbots

Os aplicativos de mensagens instantâneas detém um dos maiores números de usuários de forma ostensiva com adeptos todos os dias. Nesse cenário, os chatbots ajudam a formalizar o atendimento personalizado na relação humanos-máquina e, em resumo, são softwares que funcionam dentro dos apps de mensagem, otimizando-os e gerenciando o suporte de forma prática.

Por meio disso, seguindo meios de configuração definidos, a navegação facilita a experiência do usuário, que atua por comandos chave, de maneira instantânea. Dessa forma, os chatbots funcionam em sites, blogs e aplicativos nativos de mensagem. 

Realidade virtual e aumentada

A crescente dessa técnica se dá pela interatividade e a imersão proporcionada com a realidade aumentada que permite maior alcance e envolvimento. Nesse cenário, complementa-se o mundo real com informações virtuais e têm exemplos de uso na medicina, tanto para estudo quanto para diagnóstico, engenharia, indústria automobilística. Entretanto, sua popularização ainda não ocorreu pela falta de investimentos e carência para soluções de barateamento dos dispositivos.

Geolocalização

Estratégias de marketing por geolocalização seguem a relevância do papel individualizado de cada cliente e sua maneira de se portar. A partir daí, em um contexto mobile atual, a adaptação ao espaço virtual transforma-se como ferramenta importante para concentração de novos usuários aproximados pela publicidade. Dessa maneira, a geolocalização é empregada para que a adesão se torne simples, rápida e ativa, por meio de uma interação sistêmica.

Chegada do 5G

O marco inicial para popularização do 5G foi dado a partir de quando grandes nomes da tecnologia começaram a revolução dos serviços em 2019, como Samsung, Huawei, Qualcomm, LG, Xiaomi.

Com isso, o suporte adequado para recebimento da tecnologia será fundamental para que a inovação seja garantida e as melhorias firmadas no mundo da internet móvel, no meio urbano e rural.

As tendências do desenvolvimento dessa tecnologia é para que seja mais rápida e independente, com tempo de resposta instantâneo, aumento de desempenho e comunicação em diversos dispositivos.

Interface por voz 

Siri, Google Assistant, Cortana e Alexa são exemplos de assistentes virtuais que viabilizam entrada de dados e seu consequente resultado. As novas formas de reflexo do avanço e da rapidez da rotina é facilitado e suportado pela pesquisa de voz nos dispositivos móveis. O aumento da interação, expressivamente, é natural.

À medida em que a utilidade nos ambientes corporativos é destacada, o desenvolvimento com novos canais de comunicação e formas de comando sobre aplicativos e objetos torna-se ágil e valorizado.

Desse modo, a partir da singularidade no relacionamento e entendimento das máquinas, cada vez mais inteligentes, os assistentes virtuais são amplamente aceitos e essenciais para que que o investimento de recursos signifique também aumento de produtividade nas organizações, transformando-se em tendências do desenvolvimento mobile. 

Omnichannel

A integração e o estreitamento entre o offline e online para adesão de serviços, por meio de uma maior precisão, fazem com que a vivência do usuário e sua finalidade para consumo tenha uma resposta mais significativa e individual, de acordo com cada necessidade.

A estratégia, com o uso simultâneo de informações, retrata um requisito dos negócios de incorporação dos canais da empresa/loja como mediadores da praticidade do consumo.

Vê-se, gradualmente, a comodidade e simplicidade sendo prezada, fazendo com que a prática desse mecanismo seja um diferencial, já que proporciona uma boa experiência de compra ao cliente.

Parte das técnicas empregadas, para fidelização da marca, engajamento e facilitação de processos são:

  • Disponibilidade de aplicativos móveis;
  • Tecnologias de interação em lojas físicas;
  • Compra online e retirada presencial;
  • Cupons de desconto;
  • Redes sociais ativas;
  • Anúncios patrocinados.

Leia também: O sucesso do omnichannel no varejo do Brasil.

Como garantir a segurança?

A fluidez da dinâmica no processo tecnológico é evidente, o crescimento mobile é plural e transformador no contexto pessoal, de entretenimento e profissional.

Embora a perspectiva de melhoras seja grande, a falha na segurança e privacidade definem os problemas que a grande leva de dados não garantem de forma clara.

Torna-se então, prioridade para a área dos desenvolvedores de aplicativos, a adequação às plataformas, armazenamento, criptografia e não menos importante, responsabilidade social. 

Nesse caso, um avanço é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – nº 13.709/18 – prevista para entrar em vigor em agosto do ano corrente.

Assim, a realidade mais próxima é de um maior poder de conhecimento e controle de dados sensíveis, proporcionando maior segurança digital.

Como já dito

_Vale a pena ressaltar, as tendências do desenvolvimento mobile em 2020 constatam que a evolução tecnológica é contínua e cada vez mais importante para adequação ao mercado de trabalho.

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