Descubra agora quem criou o Youtube! A plataforma mais relevante para artistas e criadores de conteúdo que inaugurou uma forma de assistirmos vídeos na internet.
A era dos vídeos online
Hoje vídeos são os principais produtos para a geração de conteúdo. Influenciadores e artistas nunca tiveram uma exposição tão grande graças aos aplicativos de vídeos curtos como TikTok, Instagram, por exemplo.
Mas houve um tempo em que a internet não era nada amigável com os conteúdos de vídeo. Além da velocidade da internet ser bem menor, poucas pessoas tinham câmeras de filmagem. Para ajudar, celulares com câmeras eram muito raros e bem caros.
No entanto, o setor tecnológico parece sempre estar um passo à frente. Enquanto nós estamos vivendo um tempo presente, os desenvolvedores e investidores já estão programando o nosso futuro.
Sendo assim, foi com essa visão que três amigos se uniram para criar uma plataforma de vídeo que fosse acessível e simples. Um local na internet no qual os usuários poderiam compartilhar os seus vídeos com o mundo.
Eles já previram que os conteúdos de vídeo seriam muito importantes para todos os meios de comunicação e para criadores de conteúdo.
O obstáculo de se possuir uma câmera, ou a velocidade da internet logo seriam coisas do passado.
Hoje qualquer um pode produzir vídeos e postá-los. Quem sabe até, podem se tornar virais? A produção de vídeo se tornou acessível e popular com milhares de canais dos temas mais diversos possíveis.
Criadores
Chad Hurley: Nascido em 24 de janeiro de 1977, seu nome completo é Chad Meredith Hurley. Nasceu na cidade de Reading na Pensilvânia. Possuí bacharelado em Artes Visuais pela Universidade da Pensilvânia.
Após se formar começou a trabalhar para a empresa PayPal no setor de Interface para Usuário. Foi neste trabalho que Chad conheceu outros dois amigos Steve Chen e Jawed Karim, com quem criou o Youtube.
Steve Chen: Steven Shih Chen, nasceu em 25 de agosto de 1978 na cidade de Taipei em Taiwan. Sua família mudou-se para os Estados Unidos quando tinha apenas 7 anos. Frequentou seus últimos anos do ensino médio na escola especializada em matemáticas e ciências de Illinois. Formou-se em Ciências da computação na Universidade de Illinois.
Steve chegou a trabalhar no Facebook e, assim como Chad, também trabalhou para a empresa PayPal.
Jawed Karim: O mais novo dos três, nasceu no ano de 1979 no dia 28 de outubro. Nasceu na cidade de Merseburg, na Alemanha. Seu pai é natural de Bangladesh e é pesquisador da empresa 3M enquanto sua mãe é Alemã e trabalha com Bioquímica na Universidade de Illinois.
Sua família se mudou para os Estados Unidos devido ao preconceito que Jawed e seu pai sofriam devido a descendência asiática. Assim como Steve Chen, Jawed formou-se na Universidade de Illinois.
Por certo período parou os estudos para trabalhar para a empresa PayPal. Porém, retornou posteriormente.
Jawed possuí mestrado em ciências da computação pela Universidade de Standford.
Inspirações para a criação do Youtube
Quem criou o Youtube foram os três amigos Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim.
Todos se conheceram enquanto trabalhavam para a empresa PayPal. E como vimos, Chen e Karim estudaram na mesma universidade.
No entanto, após a empresa ser vendida para o eBay, deixaram a empresa e resolveram criar um projeto próprio.
Como toda origem de empresas famosas, sempre existe alguma lenda. Afinal, qual foi a inspiração de quem criou o Youtube?
A história mais contada é que no começo de 2005, Hurley e Chen tiveram a ideia de criar o Youtube, após terem dificuldades de compartilhar vídeos feitos em uma festa na casa de Chen.
No entanto, esta versão, segundo Chen, é apenas uma versão palatável para a grande mídia.
Outro ponto que esta história não cobre é a contribuição de Karim, geralmente esquecida, para a criação do Youtube.
Dessa forma, a motivação real para a criação do Youtube foi outra. Segundo Karim, dois grandes eventos influenciaram a criação da ideia de um site de compartilhamento de vídeos.
A importância das pesquisas online
Primeiro, foi um incidente envolvendo Janet Jackson e Justin Timberlake no evento Super Bowl XXXVIII que ocorreu no ano de 2004.
Neste evento, o seio esquerdo da cantora foi exposto acidentalmente por Justin Timberlake durante uma apresentação no intervalo do show.
Na ocasião, o nome Janet Jackson foi o termo mais procurado na história da internet até então. Ou seja, quem possuísse uma fonte para estes registros estaria recebendo milhões de visitas.
O segundo evento foi um evento catastrófico que ocorreu na índia, ao ser atingida por um Tsunami em 2004.
Karim entendeu que não era fácil encontrar vídeos na internet de eventos tão repercutidos na mídia tradicional. Sendo assim, um site de compartilhamentos de vídeos poderia captar um grande tráfego de visitantes.
Por fim, segundo Chen e Hurley, as suas inspirações originais foram outras. Ambos queriam apostar em um site de encontros online, porém com a possibilidade de exibição de vídeos.
No entanto, não receberam material o suficiente para continuar a ideia. Sendo assim, alteraram o plano e abriram para o recebimento de qualquer tipo de vídeo.
Como vimos, houveram várias inspirações particulares de cada um dos criadores do Youtube. De qualquer forma, a ideia era poder gerar conteúdo em vídeo que pudesse além de entreter, ser útil de alguma forma para os usuários.
Quem criou o Youtube
As histórias podem ser várias e as inspirações podem vir de todos os lados. Mas, o que importa, é que o Youtube foi oficialmente lançado em 14 de fevereiro de 2005.
Em seus primeiros anos a sua interface era bem simples. Alguns poucos vídeos à mostra e um tanto de outras tags para se aventurar pelo site.
Nesta época não havia nem se quer o timer dos vídeos, apenas o botão de Play e Pause.
Dessa forma, Youtube foi fundado como uma startup. Entre os anos de 2005 e 2006, recebeu investimento de diversas empresas.
As possibilidades eram tão grandes e promissoras, que apenas neste tempo conseguiram investimentos de mais de 20 milhões de dólares.
Este investimento fez com que o Youtube crescesse rapidamente, sendo considerado um dos sites mais acessados da época. Constava já com mais de 70 mil vídeos e mais de 100 milhões de visualizações.
Mas o melhor ainda estava por vir.
Uma aquisição bilionária.
Em 9 de outubro de 2006, a Google anuncia a compra do Youtube. O valor pago pela startup foi de 1.65 bilhão de dólares em ações da empresa.
Mas quanto cada criador do Youtube recebeu após a venda? Chad Hurley, então CEO do Youtube, ficou com cerca de 396 milhões de dólares.
Steve Chen ficou com cerca de 326 milhões de dólares. Já Jewed Karim, tinha se afastado do projeto para voltar a estudar e estava apenas como conselheiro. Mas, mesmo assim, Karim faturou 64 milhões de dólares pela venda do Youtube.
Curiosidades
O nome Youtube surge da junção de duas palavras que são “You”, você e “Tube”, um termo que se refere a televisão na língua inglesa. Ou seja, seria algo como Você na tevê, ou você na tela. A ideia era justamente aproximar as pessoas a produzirem conteúdo a ser compartilhado e assistido pelo mundo todo.
Além disso, outra curiosidade é o primeiro vídeo postado no Youtube. Ele está disponível até hoje. Ele se encontra na conta de Karim. No vídeo podemos vê-lo em um zoológico falando sobre elefantes. O vídeo é simples, porém é um marco histórico da plataforma.
Concluindo…
Ao descobrir quem criou o Youtube, podemos ver que muitos fatores levaram a uma ideia de sucesso. Os três amigos que fizeram parte desta história, tinham, acima de tudo, vontade de inovar.
Todos reconheceram que algo faltava na imensa oportunidade da internet. E não só pensaram, como executaram os seus planos. Ou seja, não importa quão boa seja a ideia, o importante é que ela possa ser executada.
Além disso, esta ideia além de tudo é útil. A existência do Youtube inaugurou uma era na internet e dificilmente outa plataforma irá substitui-la.
Não importa que surjam novos modelos, novos aplicativos. O que está consolidado tende sempre a se inovar para oferecer algo inédito para os usuários.
São estas grandes ideias bilionárias que podem estar por aí, sempre na possibilidade de vir à tona e revolucionar o mundo.
No entanto, ao contrário dos anos de 2005, ninguém precisa ser um programador para executar suas ideias.
Hoje, estas ideias podem tomar vida com a DreamLabs, por exemplo. Nós já somos responsáveis pela execução de diversos projetos de sucesso. Estamos só esperando por você!