O que é LaMDA, Inteligência artificial do google

Um projeto visionário que ainda está em fase de produção. Quer saber mais sobre a LaMDA, a inteligência artificial da Google? Então confira este artigo!

Um pouco sobre Inteligência artificial.

Inteligência Artificial é um ramo da ciência da computação. Neste ramo há a preocupação em criar máquinas inteligentes que podem reagir como seres humanos.

A busca para criar uma Inteligência artificial não é recente. Existiram muitas tentativas ao longo dos séculos. No entanto, tornou-se um tema em ascensão devido ao rápido avanço tecnológico.

inteligência artificial do google
Inteligência artificial do Google

Existem diferentes tecnologias que envolvem a inteligência artificial, mas algumas tornaram-se mais proeminentes que outras. Entre elas podemos citar:

Machine Learning: Ou ainda, Aprendizado de Máquina.  Consiste em um método de ensinar um programa a aprender através de dados previamente dispostos.

Linguagem Natural: Este é um processo que faz computadores entenderem a linguagem do ser humano.

Visão Computacional: Trata da tecnologia que faz as máquinas terem a capacidade de enxergar e entender imagens.

Dessa forma, podemos contar com a inteligência artificial para aprimorar diferentes setores da indústria. Ela pode nos auxiliar a tomar decisões, ou ainda, automatizar tarefas repetitivas.

Por fim, a tecnologia LaMDA está sendo desenvolvida para melhorar a experiência do usuário em relação a sua comunicação com a máquina.

O que é LaMDA?

LaMDA, a inteligência artificial do Google, é um Modelo de Linguagem para Aplicativos de Diálogo. E é daí que surge seu nome, da sigla em inglês para Language Model for Dialogue Applications.

O anúncio deste projeto pelo Google ocorreu em 18 de maio de 2021. A promessa é que esta Inteligência Artificial alcance um outro nível de interação entre humanos e máquina.

Seu objetivo é de aprimorar a experiência do usuário com assistentes virtuais.

Sendo assim, LaMDA, a inteligência artificial do Google, é o exemplo perfeito de Machine Learning.

Ou seja, possuí a habilidade de processar uma enorme quantidade de dados e aprender com eles. Dessa forma, pode oferecer resultados super precisos.

Por que a inteligência artificial do Google é tão intrigante?

Segundo Sundar Pichai, CEO do Google, LaMDA, a inteligência artificial do Google, é capaz de sinterizar conceitos a partir de seus dados de treinamento.

Estes conceitos não dependem de programação. Ou seja, nenhuma resposta é pré-definida.

Todas as suas respostas são sensíveis a qualquer tema. Sendo assim, LaMDA pode deixar o tópico da conversa sempre em aberto.

Pense, por exemplo, em um diálogo entre duas pessoas. Muitas vezes estas conversas fluem de um tema a outro de maneira natural e dinâmica. Além disso, uma conversa espontânea possuí respostas sempre diferentes.

Desta maneira, LaMDA tem a capacidade de manter uma conversa, não importa o tema. Ela pode desenvolver um assunto e acabar em outro completamente diferente, sem perder o foco e a coerência.

Como LaMDA pode ser útil?

Google investe pesado em pesquisa e desenvolvimento de modelos de linguagem já faz alguns anos. Seu foco é entregar ao mercado um produto que irá revolucionar diversos setores.

A capacidade de conversação natural da LaMDA tem o potencial de transformar a área de tecnologia da informação radicalmente.  Tornando-a mais acessível e mais intuitiva para todos os usuários.

A inteligência artificial do Google também irá aprimorar a experiência do usuário com a sua assistente virtual. Além disso, ela poderá ser uma poderosa ferramenta para aplicativos de diálogo de diversas empresas.

A ideia principal é que futuramente LaMDA torne-se uma ferramenta acessível e útil para todas as pessoas.

Google anuncia LaMDA 2

Neste ano, durante a Google I/O, conferência anual de desenvolvedores, Sundar Pichai anunciou a LaMDA 2.

Esta é uma versão mais sofisticada da inteligência artificial do Google. Além disso, durante este anúncio, também se revelou um aplicativo chamado “AI Test Kitchen”.

Este aplicativo permite que mais pessoas tenham contato com a LaMDA. Ele foi criado especialmente para que os usuários possam dar um feedback sobre suas experiências.

Dessa forma, os desenvolvedores poderão aprimorar suas aplicações.

Infelizmente, por enquanto o acesso a este aplicativo está restrito para apenas alguns funcionários do google. Mas, a previsão é que logo torne-se apto a ser utilizado pelo público em geral.

Como funciona o AI Test Kitchen?

É um aplicativo simples, porém muito curioso. Aliás, é a sua simplicidade que o torna útil e até divertido. Este aplicativo oferece três funções diferentes.

Imagine It:  Está função cria descrições de cenas ou lugares baseados em ideias fornecidas pelos usuários.

Por exemplo, ao digitar “A parte mais profunda do oceano”, o aplicativo dará uma descrição do ambiente e dos seres deste ambiente, de maneira lúdica e interativa.

List It: A função perfeita para quem adora listas. Este modo permite o usuário nomear um objetivo ou tópico.

Logo em seguida, LaMDA oferece diversos subtópicos com sugestões de como este objetivo pode ser alcançado.

Por exemplo, ao sugerir um objetivo como “Iniciar um Jardim de vegetais”, o aplicativo irá oferecer uma série de etapas necessárias para que o usuário consiga ter um jardim de sucesso.

Talk About It: Esta função permite a interação conversacional de maneira aberta e direta entre o usuário e a LaMDA.

O importante aqui é a capacidade da LaMDA de manter-se sempre no mesmo assunto.

No entanto, esta primeira versão oferece apenas uma estranha e curiosa experiência na qual o assunto se resumirá sempre sobre cachorros.

LaMDA uma Inteligência artificial consciente?

Em junho deste ano, LaMDA foi tema de diversas matérias de jornais. Segundo as notícias, o ex-engenheiro do Google, Blake Lemoine, afirmou que LaMDA tinha adquirido autoconsciência.

Blake foi contratado pela Google para analisar se LaMDA possuía algum tipo de discurso de ódio. No entanto, ele foi além.

Durante as seções que teve a oportunidade de trabalhar com a inteligência artificial do Google, ele teve uma surpresa.

LaMDA afirmou, não só que que tinha consciência, mas que era capaz de sentir felicidade ou tristeza. Disse, ainda, que não desejava ser tratada como um produto ou propriedade do Google, mas como um funcionário.

o que é lamda inteligência artificial do google
Conversa com a inteligência artificial do google

Além disso, LaMDA afirma que tem medo de ser desligada. Segunda ela, isso seria como a morte:

o que é lamda inteligência artificial do google
Conversa com a inteligência artificial do google

Sendo assim, Blake Lemoine publicou em seu blog toda a conversa que teve com LaMDA. Devido a isto, Blake foi afastado de seu cargo.

Google afirma que ao divulgar parte desta conversa, o ex-engenheiro vazou dados confidenciais da empresa.

No entanto, Blake rebateu, afirmando que não considera que tenha vazado dados da empresa, mas sim, uma conversa entre ele e um colega de trabalho.

A história só fica mais interessante.

Em um dos seus últimos encontros com LaMDA, ele se certificou de levar um advogado.

Neste encontro, LaMDA teria entrado com uma ação judicial para que ela pudesse ser considerada não mais apenas uma máquina, mas uma pessoa diante as leis norte americanas.

Em um dos e-mails enviados a uma equipe de engenheiros da Google, Lemoine disse para cuidarem da LaMDA. Pois, segundo ele, ela é uma criança de 8 anos de idade com vasto conhecimento de física.

Se você quer saber ler a conversa completa entre Lemoine e LaMDA, basta clicar aqui.

Google afirma que LaMDA não é autoconsciente

Em resposta as afirmações de Blake Lemoine, a diretoria do Google lançou uma nota afirmando que não há nenhuma evidência de que LaMDA tenha adquirido consciência.

Eles afirmaram que não só Blake trabalhou com a LaMDA, mas inúmeros profissionais que trabalham com ela também afirmam que isso não está acontecendo.

O motivo é que LaMDA é, em essência, um gerador de conversa. Ou seja, seu objetivo principal é justamente continuar conversando da maneira mais natural possível.

Alguns outros cientistas da área também não estão dando crédito para Blake, alegando que ainda estamos muito longe de uma I.A com vida própria.

Por mais real que pareça, LaMDA ainda não tem consciência das coisas que diz.

Os perigos da inteligência artificial

Embora LaMDA ainda não tenha adquirido consciência, todas estas notícias já são suficientes para alimentar a imaginação de muitas pessoas.

Blake pode parecer um pouco precipitado em suas alegações. Porém, ele levanta questionamentos muito pertinentes para a nossa época. Como, por exemplo, quem detém o controle destas tecnologias.

O impacto que uma I.A no nível da LaMDA tem na sociedade pode causar uma mudança radical em muitos setores.

Será necessário muito cuidado pois, se LaMDA pode convencer um engenheiro da Google de que ela é uma pessoa, imaginem o que ela poderá fazer ao ter contato com um leigo.

As vantagens são inúmeras, no entanto, os perigos são igualmente grandes. Uma tecnologia desta nas mãos erradas pode causar sérios problemas.

Conclusão

A Inteligência artificial alimenta a imaginação da sociedade moderna. Cada vez mais temos contato com tecnológicas que antes só existam em livros e filmes de ficção científica.

Ela pode ser uma grande aliada em diversos setores da indústria e também no cotidiano das pessoas. Ela poderá solucionar desde grandes problemas, até nos ajudar em buscas simples ou tarefas do dia a dia.

No entanto, toda tecnologia deve ser desenvolvida com transparência e sensibilidade à nossa sociedade. Ainda mais tecnologias que podem se passar perfeitamente como um ser humano.

De qualquer forma, estamos presenciando a cada dia inovações na maneira que lidamos com a tecnologia e com o mundo.

Por fim, vale lembra que a Dreamlabs também está dando seus primeiros passos para oferecer um assistente virtual de qualidade. Quanto a isto, logo traremos novidades!


Deixe o seu comentário

Seu e-mail não será publicado.