Tudo o que você precisa saber sobre MVP


O sucesso de qualquer empreendimento está envolvido com o processo de MVP. Entenda tudo sobre o que é MVP e como aplicá-lo

O que é MVP?

MVP é uma sigla em inglês que significa Minimum Viable Product, em português isso quer dizer, Produto Mínimo Viável.  Este termo foi criado em 2001 pelo empreendedor Frank Robinson, CEO da empresa SyncDev.

Porém sua popularização se deve ao livro do também empreendedor e escritor Erick Ries, com o título de A Startup Enxuta. Este livro tornou-se rapidamente um manual para qualquer pessoa que deseje empreender.

Sendo assim, podemos entender que MVP faz parte de uma estratégia fundamental para qualquer empreendimento que pretenda lançar algum produto ou serviço no mercado.

Embora qualquer empreendimento busque boas ideias, ele não pode depender só disso. As vezes o que parece ser uma boa ideia, quando colocada em prática pode não ser tão boa assim.

Neste sentido, o MVP serve para ajudar a validar se aquela ideia é, de fato, uma boa ideia. Antes de gastar recurso e tempo, um empreendimento de sucesso irá criar uma espécie de versão mais simples da sua ideia e ver como ela reage com o mercado.

O que se deve ter em mente é que o MVP é parte de um processo maior, de uma cadeia de processos que irão criar um ambiente fértil para a produção de soluções.

Construir, Medir e Aprender

No Livro de Ries, ele nos apresenta um circuito de estágio que são de extrema importância para qualquer modelo de negócios.

A primeira etapa, construir, é justamente a que envolve o MVP. Após o modelo de negócios estar bem definido é preciso lançar ao mercado um modelo do produto ou serviço mais simples para que ele sirva como uma isca para novos insights.

Este mínimo produto viável irá captar feedbacks de um público. A partir deste feedback é que será possível então passar para a próxima etapa.

Um segundo momento, o de medir, será o momento de analisar o que deu certo e o que deu errado em sua ideia inicial. Após esta análise, será possível então aprender, ou seja, será possível avançar no processo de aperfeiçoamento do produto ou serviço.

Este ciclo não ocorre apenas uma vez. Mas ele deve girar quantas vezes for necessário até se obter um resultado, seja ele positivo ou negativo.

MVP e Protótipo

Importante lembrar que protótipo e MVP possuem objetivos diferentes, embora tenham muitos pontos de contato.

O protótipo é um rascunho de um produto. Sendo assim, o objetivo do protótipo é testar o produto em si em não o modelo de negócios como um todo.

O MVP é produzido não apenas para testar o produto em si, mas se o empreendimento de fato irá resolver alguma dor.

Desse modo, seu objetivo é colher informações destes usuários, para que o ciclo de construir, medir e aprender avance, validando ou não a proposta de modelo de negócios.

Tipos de MVP

Há muitas formas de se construir um MVP. Tudo irá depender da ideia, do negócio, do contexto comercial, do setor e do público alvo. Aqui vai algum dos principais tipos.

MVP Fumaça

Não há nada materializado ainda, a não ser algum tipo de anúncio. No MVP fumaça, a ideia é testar se o modelo de negócio é atraente ao público, sem necessariamente desenvolver o produto em si.

MVP Mágico de OZ

A referência pode ser um pouco datada. Mas a ideia aqui, assim como no filme, é criar uma ilusão através de um site ou aplicativo. Se o mágico de Oz era apenas uma pessoa comum por trás da cortina operando efeitos especiais, neste MVP, também haverá alguém por traz da aparente funcionalidade ofertada.

MVP Duplo

O nome já diz, aqui se há alguma dúvida sobre uma melhor versão de um produto ou serviço, e se há espaço para isto no mercado, é possível lançar os dois MVPs simultaneamente no mercado. Assim, aquele que der o melhor retorno, será o escolhido para ser aprimorado.

MVP Concierge

Este MVP é lançado par a um grupo de usuários controlado. De certa forma este grupo será privilegiado pois terá uma assistência e acompanhamento exclusivo. Este tratamento especial servirá justamente para se obter um feedback de qualidade, que irá apontar possíveis falhas graves que podem ser sanadas rapidamente dando pouco ou quase nenhum prejuízo.

Conclusão

Empreender não é tarefa fácil. Não basta apenas uma boa ideia e recursos. Uma coisa fundamental é cautela. Não aquela que irá te impedir de ousar, mas sim o cuidado necessário que não irá te colocar em um barco furado.

Por isso o MVP é um processo fundamental para que seja possível ver o melhor caminho para o sucesso e evitar os erros. O MVP melhora as decisões e pode chegar a resultados inovadores e surpreendentes até mesmo para seus idealizadores.

Imagem de capa FreePik


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