10 dicas para comprar online com segurança

Comprar online oferece diversas vantagens para o consumidor. Além de uma opção maior de preços é possível adquirir produtos de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

As compras online, segundo pesquisa da Statista, possuí previsão de crescimento de 20,73% ao ano entre 2022 e 2025.

No entanto, com o aumento das vendas, ocorre também o aumento de fraudes e golpes.

Dessa forma, muitos consumidores acabam comprando em sites falsos que nunca entregam o produto ou até mesmo adquirindo produtos falsificados.

As consequências negativas para o consumidor vão além de prejuízo financeiro, mas também acabam gerando muito estresse e desgaste emocional para lidar com a situação.

Sendo assim, separamos 10 dicas de como comprar online com segurança que todo consumidor precisa saber.

Tipos de comércios virtuais

Antes de tudo é importante saber os variados tipos de comércios online disponíveis. Cada modelo apresenta um cuidado diferente para garantir uma compra segura.

E-commercer tradicional: Este é o modelo tradicional quando buscamos a loja de uma empresa ou de uma marca específica. A maioria das grandes empresas vendem diretamente de suas lojas virtuais, como Samsung, Apple e etc.

Marketplace: Neste modelo há uma plataforma que reúne diversas lojas e fornecedores. Este é o caso de sites como Amazon, Alixpress, Lojas Americanas, etc.

Marketplace C2C ( Consumidor para Consumidor): Muito parecido com o modelo anterior, no entanto estas plataformas também permitem que pessoas físicas possam vender seus produtos.  Esse é o caso de sites como MercadoLivre ou Shopee.

Aplicativos de compras: Permitem que as compras sejam feitas através de um aplicativo em um celular. São muito comuns em empresas grandes e podem apresentar características das modalidades anteriores.

10 dicas para comprar online com segurança

1-      Procure fornecedores confiáveis.

Por mais óbvio que possa parecer, sempre procure saber mais sobre o site ou a pessoa que está vendendo online.

Pergunte para amigos, busque por relatos e reclamações. Muitas vezes somos movidos por impulsos e deixamos passar informações valiosas sobre a loja que estamos comprando.

2-      Fique atendo ao nome do site

Um golpe muito comum é a réplica de sites de grandes empresas. Porém estas réplicas alteram o nome de forma muito sútil.

Por exemplo, é possível que golpistas clonem um site das lojas Americanas, e o endereço do site apresente uma grafia como “www.amercicanass.com.br”.

Por isso sempre que entrar em uma loja virtual verifique a grafia do nome da loja. Se houver qualquer desconfiança procure pelo site original.

3-      Procure pelo símbolo de cadeado no endereço do site

Se você olhar para se navegador agora, verá que no espaço onde está o endereço do site, no canto esquerdo, há um pequeno símbolo de cadeado.

Este símbolo representa que o site é seguro e que irá criptografar todas as informações trocadas entre você e o site.

Certifique-se também da existência do “HTTPS” no endereço, pois isto significa que dados não podem ser acessados por terceiros.

 No entanto, isto por si só não significa exatamente que o site é seguro. Casos mais sofisticados de golpes podem usar estas certificações para causar a falsa sensação de segurança.

4-      Ferramenta para verificação se um site é confiável

Um bom método também é entrar no Site Confiável.

Neste site você pode inserir o endereço da loja que pretende fazer compras e ele irá cruzar uma série de informações para definir se o site é ou não seguro.

Ele opera analisando bancos de dados, blacklists, registros, reputação, informações e interações dos próprios usuários.

5-      Desconfie de preços muito baixos

As vezes o barato pode sair caro.

Muitos sites passam a impressão de profissionalismo, quando na verdade são apenas revendedores de produtos falsificados.  Ou seja, o produto pode até chegar, mas não irá entregar a qualidade de um produto original.

Quando estamos num Marketplace como Amazon ou MercadoLivre, muitas vezes nos deparamos com preços absurdamente mais baratos que a média. Desconfie sempre e na dúvida, corra para um site oficial.

Se desejar acompanhar os preços de um produto, fique atendo no site Zoom, que cria um registro das melhores ofertas. Ele também pode ser uma referência para saber se o produto está na faixa ideal de preço ou não.

6-      Fique atendo nas avaliações dos lojistas no Marketplace

O MarketPlace é um espaço que oferece muitas opções de produtos dos mais variados preços.

No entanto, você deve ficar atendo se o fornecedor destes produtos possui uma boa reputação. Confira quantas vendas ele efetuou e se seus produtos estão sendo bem avaliados.

Verifique sempre se a transação está com o selo de compra segura, que é a garantia que a maioria dos marketplaces oferecem para evitar fraudes e golpes.

7-      Busque os canais de comunicações oficiais das lojas

Uma das formas de ter certeza que irá acessar um site correto e seguro é começar buscando pelas redes sociais da loja que pretende comprar.

Muitas vezes os perfis oficiais possuem um selo de certificação no nome e irá oferecer links seguros redirecionando ao site correto.  Mas…

8-      Não clique em links suspeitos

Não clique em links de possíveis “vendedores” ou “Ofertas imperdíveis”. Desconfie de ofertas recebidas por meio de mensagem direta nas redes sociais ou pelo Whatsapp. Navegue apenas por links que você terá certeza do direcionamento.

9-     Confira o CNPJ da empresa

Você pode encontrar esta informação em qualquer site pois estes são obrigados a deixar o CNPJ visível em seus sites.

No site da Receita Federal você pode consultar do CNPJ de qualquer empresa. Isto ajuda a verificar a legitimidade da empresa e conferir se ela realmente existe.

10-  Faça uma pesquisa do nome da empresa no Google

Se ainda estiver em dúvida, é sempre bom procurar pelo nome da empresa no Google, e tentar ver se há, ou não, algum tipo de reclamação ou processo contra a empresa.

Você pode acessar o site do Reclame Aqui, e ver como é a postura da empresa diante as reclamações e quais as principais reclamações.

Conclusão

A maioria dos golpes online se apoiam na distração ou na impulsividade do comprador. Por isso, antes de comprar faça uma pesquisa de preços e sites. Pergunta para colegas sobre experiências e sites confiáveis.

A internet tem tudo para ser um local seguro e nós precisamos ficar atentos e ajudar aqueles que possuem dificuldade ou medo de se aventurar no mundo das compras online.


Deixe o seu comentário

Seu e-mail não será publicado.