O que é modelo de negócio?

O sucesso de um empreendimento depende de muitas coisas, entre elas, um bom modelo de negócios. Mas, afinal, o que é modelo de negócio? Confira agora como construir o modelo perfeito para a sua empresa!

A importância de um Modelo de Negócios para sua empresa

O que é um modelo? A palavra modelo tem muitos significados, mas os que mais nos interessam são aqueles que dizem que modelo pode ser um exemplo, ou ainda, um esquema teórico.

Neste sentido, pensamos então o modelo de negócios como uma forma de organização que servirá de auxílio para o empreendedor entender melhor o seu negócio.

O modelo de negócios é o ponto de partida de todo empreendimento de sucesso. Através dele, o empreendedor poderá visualizar todas as etapas, processos, produtos ou serviços oferecidos.

Quando alguém se propõe em começar um negócio, a primeira coisa necessária é uma boa ideia. Em seguida é necessário implementá-la. Mas como, para quem, quando, por quanto? O modelo de negócios serve justamente para auxiliar a responder estas perguntas.

Ou seja, o modelo de negócios diminui as dúvidas, incertezas e impasses na hora de tirar a ideia do papel e colocá-la em prática. Mas não só isso, o modelo de negócios também auxiliará no andamento, manutenção e gestão do empreendimento.

Pode ser considerado uma visão macro de todos os aspectos do empreendimento, elencando e organizando as formas de produzir e entregar valor aos clientes.

O valor dentro do modelo de negócios.

A produção de valor é um dos pontos mais importantes dentro do modelo de negócios. Não se trata apenas do produto ou serviço oferecido ao cliente, mas também a experiência que este cliente terá com este produto ou serviço.

Sendo assim, é importante que o valor gerado pelo negócio represente o que o negócio faz, a quem ele se dirige e que tipo de problema ele busca resolver dentro do seu setor.

Por isso, o modelo de negócios tem duas missões básicas: definir como o negócio irá operar e como ele irá gerar valor.

Existem muitas maneiras de se monetizar um negócio, assim como há diversos modelos que se apresentam no mercado.

Tipos de Modelo de Negócios

Embora seja simples pensar em como seu negócio irá gerar dinheiro é importante ter uma estrutura consistente para que este objetivo seja concretizado.

Por isso, existem no mercado alguns modelos que podem auxiliar concretizar a elabora de um negócio.

B2C – Business to Consumer


B2C significa ou em português, do negócio ao consumidor. Ou seja, O produto é vendido direto ao cliente. Este é um dos modelos mais tradicionais de ação de venda direta.  Exemplos: Mercados, Padarias, Barbearias.

B2B

B2B significa de empresa para empresa. Conhecido por aqui como venda no atacado é um modelo com a proposta de vender para outros negócios. Por exemplo, armazéns, mercados atacadistas, venda de insumos para industrias, serviços de consultoria.

B2B2C – Business to Business to Consumer

B2B2C, embora seja um caminho mais longo, o princípio é unir dois pontos na cadeia de consumo. Dessa forma, B2B2C representa negócio para negócio para consumidores. Um dos exemplos mais clássicos que temos hoje em dia é o Mercado Livre, no qual o fornecimento de um produto se vale de um outro negócio para distribuir ao consumidor final.

SAAS – Software as a Servisse –

Com a evolução da internet o mercado de softwares mudou.  Se antes os programas para computador eram adquiridos fisicamente, por meio de CDs, hoje estes mesmo programas podem ser adquiridos de forma totalmente online, como um serviço.

Um exemplo são os pacotes Office, ou os serviços de armazenamento como o Dropbox, que cobram uma quantia mensal ou anual para sua utilização. No entanto, não há necessidade de instalação, pois estes serviços estão dispostos na nuvem.

Franchising

 O clássico modelo de franquias, no qual um negócio com uma sede original vende o direito de uso da marca para terceiros. Temos diversos exemplos, entre eles os mais populares como Mcdonalds, Subway, Boticário e etc.

Economia colaborativa

É um modelo recente, trata da aquisição de produtos ou prestação de produtos serviços de forma compartilhada – não é algo tradicional, mas as tecnologias digitais permitiram a sua viabilidade. Temos como exemplo serviços de hospedagem, como AirBnb.

Adware

Este modelo a princípio oferece um serviço gratuito, porém a monetização ocorre através da captação de usuários com fim de entregar visualizações a publicidade de outras empresas.

Todo o custo do modelo é financiado pela venda de espaço publicitário, ou ainda, algoritmos desenhados para entregar publicidade personalizada a diversos nichos de usuários.

Um exemplo são sites de conteúdo, jogos gratuitos, ou aplicativos gratuitos com funções úteis para diversos tipos de situações.

Freemium

Este modelo oferece um produto, mas com recursos limitados para usuários gratuitos. Sendo assim, uma versão mais completa é disponibilizada aos usuários que adquirem pacotes pagos.

Muito comum em jogos digitais, onde são oferecidos pacotes de temporada ou ainda funções e itens exclusivos para usuários pagantes.

Modelos Híbridos

Importante ressaltar que estes modelos podem ser híbridos, ou seja, podem ocorrer de forma simultânea em um mesmo negócio.

Um programa que opera por um modelo Freemium, pode oferecer um produto ou serviço que seja um modelo Adware até que o usuário decida por uma versão completa. Temos o exemplo do Spotify, ou Youtube, que insere publicidade em seus serviços gratuitos.

Ou ainda, um Mercado por Atacado B2B, que abastece outros mercados, também pode fazer vendas direta ao consumidor final (B2C) se achar que vale a pena.

Por isso que saber definir um modelo de negócios é de extrema importância para qualquer empreendedor. Ele não irá só definir qual modelo será o melhor, mas quais modelos podem operar e como podem ser benéficos ou não para a entrega de valor.

Conclusão

Por mais simples que pareça estruturar, organizar e gestar um negócio é uma tarefa que merece muita atenção, principalmente nos detalhes.

Em nosso próximo artigo, falaremos da importância da criação de um Quadro para modelo de negócios, e como ele é uma ferramenta indispensável nessa tarefa.

Enquanto isso, vale lembrar que todo negócio precisa de uma parceria profissional de qualidade para crescer. Confira agora os serviços que a Dreamlabs pode te oferecer!


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