Quem Criou o Spotify?

Com o avanço da internet, uma das coisas que mudou para sempre foi a forma que consumimos música.O aplicativo de música mais famoso da atualidade, hoje ostenta milhões de usuários e uma infinidade de artistas. Quer saber como tudo isso começou? Então acompanhe com a gente, Quem criou o Spotify?

A música na internet

As primeiras formas de se consumir música online eram através de programas que hoje conhecemos como torrent. O pioneiro desse modelo foi o famoso Napster, que deu um trabalhão para diversos artistas e gravadoras.

Dessa forma, logo o mercado da música se viu diante uma nova era no qual a pirataria online seria um desafio para todo o setor. No entanto, nesta época a internet ainda não era a mais rápida.

Fazer o download de uma música poderia demorar um bom tempo. Além disso, era necessário um bom espaço no seu HD para poder armazenar todas as músicas.

Era compreensível uma grande quantidade de pessoas utilizarem de programas para fazer o download das músicas, visto que as formas legais eram pouco acessíveis.

Havia nesta época o iTunes que vendia músicas avulsas e ter um acervo musical demandava uma boa grana.

A realidade é que a disseminação de música ilegal pela internet estava fora do controle das gravadoras. A pirataria surgia como um problema, não apenas para o mercado musical, mas para diversos setores culturais.

Por isso ou o mercado inovava ou simplesmente afundava.

Duas pessoas uma solução

Assim surge uma dupla com disposição para mudar esse cenário. Daniel Ek e Martin Lorentzon são os responsáveis pelo desenvolvimento do Spotify. O aplicativo mais bem sucedido de reprodução de músicas online na atualidade.

Quem criou o Spotify? Daniel Ek

Daniel Ek nasceu no dia 21 de fevereiro de 1983. Cresceu no subúrbio de Rasgved próximo a Estocolmo, na Suécia.  Ainda bem novo se dedicou a criar sites para empresas e depois criou seu próprio servidor para hospedagem de sites.

Daniel largou a universidade para se tornar um empresário. Fundou uma empresa de propagandas online, chamada Advertigo.

Seu sucesso é notável, pois mesmo largando a universidade aos 29 anos, já entrou para a lista de pessoas mais ricas da Inglaterra.

Quem criou o Spotify? Martin Lorentzon Foto: Mattias Ahlm/Sveriges Radio

Martin Lorentzon nasceu no dia 1 de abril de 1969 no sul da Suécia. Em 1990 inicia sua primeira graduação em Economia Industrial e também fez mestrado em engenharia.   Assim, continuou sua formação e fez diversos cursos na área de economia.

Em 1995 começa a estagiar para uma companhia de telefone, Telia e se muda para São Francisco, EUA. Nos Estados Unidos começa a trabalhar para a empresa Altavista, uma empresa de busca online famosa da época, sediada no Vale no silício.

Nesta empresa encontra Felix Hagno e em 1999 fundam a empresa que mais tarde seria conhecida como Tradedoubler. Esta empresa de marketplace fica super valorizada e em pouco tempo alcança um valor de mercado de cerca de 70 milhões de dólares.

O encontro visionário

Em 2006, a Tradedoubler compra a empresa criada por Daniel Ek, Advertigo. Rapidamente Daniel Ek e Martin tornam-se grandes amigos.  E neste mesmo ano começam a desenvolver uma solução que se tornaria o maior aplicativo de música do mundo, o Spotify.

Quem criou o Spotify?

Primeiros anos

O Spotify surge em 2006, como uma empresa sediada em Estocolmo, na Suécia. Atualmente, está presente em mais de 60 países.

Surge como uma solução tecnológica para a distribuição de músicas através do streaming e tem seu lançamento oficial em 2008. Aqui no Brasil o serviço iniciou apenas em 2014.

Começou com um grande investimento, em torno de 21 milhões de dólares. Quem investiu na ideia foram gravadoras e investidores interessados em uma mudança completa em como a música seria distribuída na internet.

O aplicativo inicialmente fez uma oferta de um acervo gigante de músicas apelando para a própria proatividade do usuário em garimpar seus artistas favoritos.

Em um segundo momento, ela oferece um componente que se aproxima mais das redes sociais, como compartilhar suas músicas e entrar com contatos com outros usuários.

Por último começa a investir nos algoritmos, que irão trabalhar baseado nos gostos dos usuários, oferecendo sugestões acuradas de músicas e playlists.

Um desses serviços é a playlist Descobertas da Semana, que é criada toda segunda-feira, baseada no gosto e na curadoria pessoal dos usuários.

Crescimento sem igual

Spotify dominou o mercado e conseguiu combater de forma eficaz a pirataria. Claro que não conseguiu erradicar a prática, mas segundo pesquisas, foi possível notar uma queda considerável.

Isso se deve pois surge uma nova forma de possuir acesso a música sem necessariamente possuir a música.

Hoje podemos falar em altos número de usuários. Segundo o último relatórios feito em 2021, os números oficiais apontam para 172 milhões de usuários assinantes e 381 milhões de usuários ativos mensalmente.

Conclusão

Hoje a música está em todos os dispositivos e cada vez está mais fácil de ser executada, seja onde for. Ir para o trabalho, estudar, ir para academia. Tudo isto graças as novas formas de reprodução que deixam o acervo mais completo e acessível para a maioria das pessoas.

Spotify é um aplicativo que surgiu visando suprir uma necessidade no mercado cultural ao mesmo tempo que oferece maior comodidade para seus usuários.


Deixe o seu comentário

Seu e-mail não será publicado.