Você sabe o que é Quadro de Modelo de Negócios? Aprenda agora sobre esta importante ferramenta e como utilizá-la da melhor forma!
Uma ferramenta estratégica
Já falamos por aqui sobre a importância do modelo de negócios, agora iremos falar sobre o papel fundamental do Quadro de Modelo de Negócios em um empreendimento.
O quadro de modelo de negócios, ou também Business Model Canvas, é uma ferramenta criada pelo pesquisador e empreendedor Alexander Osterwalder. Este quadro foi elaborado a partir de suas pesquisas e publicações sobre Modelos de Negócios.
Com uma estrutura simples, esta ferramenta irá auxiliar qualquer empreendedor a ter em mente todas as etapas e procedimentos necessários para a gestão de um negócio.
Como o Quadro de modelo de negócios é estruturado
Este quadro é feito para ser simples, porém não deixa de ser sofisticado e importante.
Ele se divide em nove partes que irão guiar o empreendedor durante a formulação de seu negócio. Todas as partes buscam cobrir qualquer eventual imprevisto, tornando o empreendimento muito mais sólido.
Além disso é também um documento iterativo, ou seja, cada parte pode ser revista em qualquer momento do processo. Dessa forma, este quadro serve também para consultas diante eventuais problemas.
O quadro pode variar um pouco, mas seus pontos principais se dividem dentro dos seguintes quadrantes:
Proposta de valor
Tudo que é inserido no quadro é em função da Proposta de Valor. Sendo assim, a primeira preocupação é o que se deve elaborar para entregar o que se propõe.
Neste sentido, é necessário ter uma visão do custo, onde se gasta, e ondes e ganha, o benefício. Ou seja, ter em mente o custo-benefício é fundamental.
Importante pensar que o valor também incluí a razão ou motivo para que os clientes desejem determinado serviço ou produto. O valor tem relação com o conjunto de dores que estão sendo resolvidos através do negócio.
Sendo assim, a razão para se comprar um produto em seu negócio e não em outro é onde se encontra o valor do seu negócio.
Aqui é importante pensar que tipo de problemas este serviço ou produto resolve no dia adia do cliente? Não se trata apenas do que se ganha com o produto ou serviço, mas também a experiência do cliente diante a sua proposta de valor.
Segmento de clientes
Neste quadro defina quem são os clientes a serem atendidos pelo seu negócio. Importante aqui é definir um perfil ou local especifico onde se encontram estes clientes em potencial. Se trata aqui de identificar o nicho de mercado.
Canais
No quadrante Canais serão dispostos todos os canais de distribuição. Neste sentido, apresenta-se como o produto é oferecido e como ele chega até o cliente, ou como cliente encontra o produto.
Relacionamento com clientes
Elabore neste quadro a sua proposta de comunicação com seus clientes. É importante definir como são usados os canais de comunicação com os cliente. Estes canais devem criar um relacionamento positivo, de forma que consiga reter e conquistas novos clientes. Basicamente cabe aqui toda a estratégia de comunicação.
Fontes de receita
Basicamente aqui deve ser estabelecido a forma que o negócio irar gerar receita. Ou qual será o produto ou serviço principal deste negócio? Levando em consideração que um negócio pode oferecer diversos serviços ou produtos, deve ser identificado qual será aquele que irá ser o “carro chefe” do negócio.
Recursos Chave
Neste quadro deve-se identificar quais serão os custos básicos para que o produto ou serviço seja entregue com qualidade. Deve entrar na lista todas as despesas para o abastecimento de tudo que é necessário para a realização da proposta de valor. Todo custo que é necessário para a concretização da proposta de valor é um recurso chave.
Atividade chave
A atividade chave é tudo o que precisa ser feito para que a proposta do valor seja entregue. Neste sentido, é importante definir não apenas toda a logística de entrega, mas também pensar sobre tudo que, se não for feito, impeça a entrega do produto.
Parceiro -chave
Porém nem tudo depende apenas do empreendedor. Para um negócio te sucesso é importante que ele tenha boas e confiáveis parcerias. Por isso é importante pensar em parceiros que ajudem na realização da entrega da proposta de valor. Por exemplo serviços de entrega, aluguéis e até mesmo os funcionários.
Estrutura de custos
Para fechar a conta é necessário ter nem nítida quanto todas as etapas anteriores irão demandar em relação ao seu capital. Este quadro é o reflexo das fontes de receitas. Devido a uma série de recursos e atividades é necessário localizar estes custos para viabilizar o modelo. OU seja, defina aqui quais serão os custos totais de todas as etapas anteriores.
Conclusão
Ter a sua disposição esta importante ferramenta é importante e mais importante ainda é saber usá-la corretamente. Por isso, é necessário lançar mão de todas as ferramentas possíveis para que o seu negócio tenha maior chance de sucesso entre os concorrentes.
Ele além de ajudar a elaborar e gerir um negócio, movimento o pensamento do empreendedor para pensar a seu negócio de todas as perspectivas possíveis.
Isso faz com que as incertezas e dúvidas diminuam, fazendo existir diversas frentes de enfretamento diante a possíveis imprevistos.
E se caso o que você busca é uma parceira importante, conte sempre com a Dreamlabs!