Ter um bom processo seletivo é essencial para capturar talentos importantes para fazer sua empresa decolar cada vez mais! Mas poucos sabem que um dos elementos mais importantes a se avaliar em um futuro colaborador é a presença (ou falta) de soft skills.
Vivemos na era digital, com a evolução tecnológica dos dispositivos móveis a comunicação é cada vez mais fácil e as distância, menores.
Há mais ou menos 25 anos atrás headhunters tinham de receber e enviar currículos pelo correio mas isso é passado. Hoje só no LinkedIn é possível encontrar mais de 3 milhões de usuários, isso somente no Brasil.
Diante dessa crescente oferta de funcionários o mercado de trabalho se tornou mais competitivo.
Os profissionais precisam estar cada vez melhores para se destacar frente aos concorrentes e as empresas podem escolher quem atende melhor o perfil para uma vaga.
Como recrutar o talento mais preparado?
Quando queremos recrutar algum talento, buscamos analisar não um, mas sim dois grupos de características, as Hard Skills e as Soft Skills.
O primeiro trata de habilidades mais técnicas, que antes eram as mais visadas pelos recrutadores. Nelas podemos incluir conhecimentos como:
- experiência com operação de maquinas;
- conhecimento em softwares;
- falar dois ou mais idiomas;
- especializações;
- cursos técnicos;
- graduações;
Elas são geralmente encaradas como caráter obrigatório e podem ser essenciais para a execução de tarefas cabíveis a vaga.
Com a evolução da tecnologia o acesso a informação foi democratizado, fazendo com que tais habilidades pudessem ser fácilmente treinadas por qualquer um.
Com isso foi-se percebendo que somente as hard skills não eram o suficiente para classificar um profissional, pois o que antes era o diferencial agora tinha se tornado o básico.
Diante disso, percebeu-se a importância de outro grupo de habilidades, as chamadas Soft Skills
O que são Soft Skills?
As chamadas soft skills são um grupo de competências sociais, comportamentais e emocionais, elas ditam as aptidões mentais de um profissional. Algumas delas são:
- proatividade;
- capacidade de trabalhar em equipe;
- habilidade de trabalhar sobre pressão;
- paciência;
- senso de liderança;
- pensamento lógico;
- criatividade;
- persuação;
- adaptabilidade;
Essas são habilidades que são inerentes a personalidade do colaborador, elas se originam de uma série de fatores.
O modo como alguém foi educado, as experiências passadas, sua cultura, tudo isso molda a percepção e seu comportamento dentro no ambiente de trabalho.
Por que as Soft Skills são importantes?
As soft skills também são essenciais para certos cargos e vagas, podendo inclusive ser até mais importantes do que hard skills.
De nada vale contratar o gestor mais capacidado de todo o mercado, com uma série de graduações e cursos, se o mesmo não tem liderança.
Um vendedor precisa convencer o cliente de que seu produto é exatamente aquilo que o ele precisa, com o melhor custo beneficio do mercado.
O LinkedIn publicou em janeiro de 2019 uma lista das habilidades mais procuradas no ano pelos recrutadores.
Qual grupo de habilidades é o mais importante?
Ambas se complementam, e um bom profissional deve ser completo.
Certas vagas podem demandar mais de um grupo de habilidades do que do outro, mas todas elas precisam que o profissional esteja preparado.
Algumas habilidades como o conhecimento de outras línguas, informática básica, capacidade de trabalhar em equipe e adaptabilidade acabam sendo necessárias na maioria das situações.
Tanto as hard skills quanto as soft skills podem ser treinadas, mas como a segunda tem uma ligação muito próxima com a personalidade, ela demanda um tempo maior para ser adquirida.
Visto isso, é mais fácil treinar um profissional que já tenha as Soft Skills ideais para o cargo e deve aprender algum software necessário para a tarefa do que o contrário.
Como treinar soft skills
Para se desenvolver as soft skills é preciso de um acompanhamento constante, primeiramente deve-se ser levantado os pontos de melhora e identificar o que precisa ser trabalhado.
É importante reconhecer os pontos positivos para aprimora-los e os negativos para corrigi-los, e é fundamental para o colaborador querer desenvolver essas habilidades.
O principal para se aperfeiçoar as soft skills é o autoconhecimento.
Um método para se descobrir as soft skills pode ser aplicar avaliações de desempenho em sua empresa.
Com isso, definidos os pontos de partida, pode-se aprimorar tais habilidades por meio de palestras ou workshops focados na melhoria das relações interpessoais, capacidade de liderança e trabalho em equipe.
O feedback também é uma parte fundamental para que o colaborador reconheça que precisa melhorar em um ponto.
Concluíndo, as soft skills que eram consideradas como qualidades pessoais são cada vez mais encaradas como competências esperadas de um profissional.
E só as hard skills já não são suficientes para destacar um profissional no mercado. É necessário um trabalho conjunto e constante em ambas para que só assim se consiga alcançar novos patamares.
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