Em primeiro lugar, não dá para negar o grande sucesso que os “aplicativo tipo Loggi”, de transporte de encomendas e entregas estão fazendo no mercado.
Assim como o Uber foi uma grande revolução na maneira de se pensar o transporte urbano, a Loggi, seus similares estão fazendo uma transformação tão grande quanto, na dinâmica das entregas e no mercado de logística brasileiro.
Se você chegou nesse artigo, provavelmente você já tem interesse em conhecer melhor sobre esse mercado e sobre como entrar nesse ramo dos aplicativos de transporte de encomendas, certo? Então esse artigo é para você mesmo, iremos te mostrar como ter seu próprio aplicativo e qual o investimento necessário para fazer parte dessa revolução.
Mercado
Segundo o portal Consumidor Moderno, nesse artigo de fevereiro de 2020, o e-commerce de alimentos e bebidas representa um grande mercado ainda inexplorado pela maior parte das redes de supermercados e comércio varejista.
Ao mesmo tempo, conforme o próprio portal Consumidor Moderno, entre janeiro e maio também de 2020, os gastos com os aplicativos de entrega de comida subiram quase 95% com relação ao ano anterior. O que indica que o consumidor está cada vez mais adepto à fazer suas compras sem sair de casa e demandando cada vez mais do setor alimentício.
Isso mostra não só que existe uma crescente demanda nesse setor de entregas, bem como uma enorme margem para crescimento. Criando um ambiente promissor para investimentos e para novas soluções que atendam as demandas do consumidor.
Explicando como funciona
O mercado de entregas hoje abriga soluções que são definidas em: marketplaces com entrega (como por exemplo o iFood, UberEats, Rappi) e entregas de encomendas (Loggi e Rappi em alguns casos).
O nosso foco, nesse artigo, são os aplicativos de transporte de encomendas, como a Loggi, onde a empresa é responsável, por meio de seus entregadores, a transportar desde compras a documentos e até remédios. Esse modelo busca atuar, principalmente, na intermediação entre empresas e o cliente final, sendo contratada para realizar a parte de entrega.
Para o usuário, o processo é simples, bastando ter o aplicativo baixado em seu celular e solicitar a retirada e a entrega do produto em questão dentro do próprio aplicativo.
Já no aplicativo, internamente, o funcionamento é da seguinte maneira: Ao receber o pedido, o sistema envia a solicitações para os entregadores mais próximos do cliente, e o entregador mais próximo que aceitar a corrida receberá em seu aplicativo a corrida com as informações de coleta e entrega para realizar o transporte.
As tarifas funcionam de acordo com cada empresa, assim como os meios de pagamento, mas por padrão os pagamentos são realizados sempre por cartão de crédito ou compra de créditos pré-pago com boleto.
Falando da Loggi, segundo Bruno Fonseca, Diretor de Engenharia, apenas em 2020, a empresa melhorou sua logística e a cobertura abrange cerca de 82% dos municípios do país.
_Ou seja, não é segredo o crescimento dos aplicativos juntamente com o mercado, vamos ver então como você pode lançar o seu?
O que considerar
Primeiramente, é importante destacar quais são os mais tipos populares de aplicativos de entrega, e são eles:
- Serviço de entregas de alimentos;
- Serviço de entregas de mercadorias;
- Marketplaces ou lojas digitais.
Em primeiro lugar, podendo destacar o iFood como case de sucesso, os estabelecimentos são cadastrados nas plataformas, com seus próprios entregadores ou os da plataforma, e os consumidores escolhem por um catálogo onde e o que desejam pedir.
Em seguida, destacamos a Loggi como case de sucesso, que tem seu público-alvo baseado além dos estabelecimentos alimentícios, como e-commerce e escritórios. Da mesma forma, o funcionamento consiste em uma parceria entre o aplicativo, as empresas e os entregadores.
Independente do tipo do aplicativo que você deseja lançar, uma das principais coisas a se considerar é a demanda do mercado, que como já mostramos acima, está aquecido e carente de boas soluções que supram crescente necessidade de entregas e transporte de encomendas. Mas para identificar se em sua cidade ou sua região essa demanda também existe e não está totalmente atendida, a melhor alternativa é realizar pesquisas de mercado e testes com uma versão mais simples do serviço que você deseja implementar, os chamados MVP, que você pode conhecer melhor nesse artigo.
Primeiros passos
Após a identificação da necessidade do mercado e definição do seu modelo de negócio do aplicativo, o processo de criação consistirá das seguintes etapas:
- Esboço do aplicativo e suas telas;
- Construção e design de interface visando a experiência do usuário;
- Desenvolvimento (Programação)
- Testes;
- Revisão;
- Lançamento.
Desenvolvimento
De acordo com a quantidade de serviços integrados e mão de obra utilizada no empreendimento, o custo de aplicativos de entregas tem variações para cada empresa/freelancer.
Isso acontece porque o desenvolvimento e pontos analisados dos processos existentes são variáveis. Então, para definir melhor o trabalho necessário no projeto, algumas perguntas devem ser respondidas anteriormente. Para os aplicativos de entrega, algumas dessas perguntas são:
- Para quais plataformas serão disponibilizados os Aplicativos? iPhone, Android ou ambos?
- Qual o design que será aplicado na interface de seu aplicativo? Interface simples, personalizada, padrão do OS?
- Quais meios de pagamento serão utilizados e quais os provedores.
- Quais os métodos de login desejados no aplicativo: redes sociais e e-mail, apenas e-mail, apenas redes sociais?
- O cliente também poderá fazer seus pedidos por um site, caso não tenha o Aplicativo instalado?
- Em que fase está o projeto? Ideia em criação, esboços prontos, em desenvolvimento?
As respostas dessas perguntas irão influenciar desde o preço e prazo para desenvolvimento ao plano de negócio associado ao aplicativo, portanto devem ser respondidas com calma e consciência do que se está decidindo.
Quem faz
Existem um bom número de empresas e profissionais autônomos capazes de desenvolver um aplicativo de entrega de encomendas, a escolha entre eles deve levar em consideração, além do prazo e custo de desenvolvimento, a experiência e especialização da mão de obra que irá trabalhar no projeto. Como se trata de um modelo de aplicativo com vários agentes utilizadores (clientes, administradores, entregadores e empresas) e muitos recursos a serem integrados (mapas, pagamentos, login e segurança, gerenciamento administrativo, etc.), é relativamente fácil se frustrar com o resultado desenvolvido, caso a empresa ou profissional contratado não tenha um grande conhecimento e controle das tecnologias e processos envolvidos.
Aqui na Dreamlabs, contamos com uma equipe especializada e experiente na criação de aplicativos de entregas de encomendas, já desenvolvemos e publicamos aplicativos que atendem quase todos os estados brasileiros, e, caso escolha desenvolver conosco, será essa equipe a responsável pelo seu projeto, desde o atendimento ao desenvolvimento, publicação e suporte.
Tempo de desenvolvimento
O tempo de desenvolvimento se altera de acordo com o tamanho do projeto e quantidade de recursos despendidos. Um aplicativo de pequeno porte pode demorar de 1 até 4 meses. Por outro lado, projetos grandes podem demorar mais.
Para modelo de aplicativo de Transporte de Encomendas, como temos uma equipe especializada e dedicada na Dreamlabs, o nosso prazo de desenvolvimento completo, desde o planejamento á publicação, é inicialmente de 2 meses, variando apenas caso o cliente deseje adicionar recursos que não estejam inclusos no modelo padrão para essa modalidade de aplicativo.
Quanto custa?
Primeiramente, é necessário compreender como será o desenvolvimento, para quais plataformas, quais interfaces serão necessárias, entre outros. Mas, ainda considerando que os recursos serão os padrões do modelo de negócio, e que as plataformas serão Android e iOS, a versão inicial do Aplicativo de Transporte de Encomendas (nos padrões da Loggi) custa à partir de 50 mil reais.
Posteriormente, para saber mais, recomendamos que leia o nosso artigo: Como calcular o preço de um aplicativo.
Marketing
Além do desenvolvimento, uma etapa importante a ser considerada e planejada na implantação de um Aplicativo tipo Loggi, é o Marketing, pois é por meio dele que você adquirirá usuários para a plataforma, e na maioria dos casos a diferença entre o sucesso e o fracasso de um Aplicativo, está na importância que seus idealizadores deram pro marketing e aquisição de usuários.
Sob o mesmo ponto de vista, a fidelização dos clientes para o seu “aplicativo tipo Loggi” deve ser igualmente priorizado, contando com um relacionamento significativo e alternativas de fidelização como promoções, cupons e parcerias com outras empresas de sua cidade ou região.
Alguns aplicativos de transporte de encomendas
- Movame (nosso case);
- Click Entregas;
- Lalamove;
- Garupa;
- BipBoy;
- Farmácias App.
Empresas especializadas
Por fim, para criação de bons aplicativos são necessários bons profissionais. Aqui na _DreamLabs você encontra uma equipe engajada e interessada em fazer o seu aplicativo de entrega sair do papel direto para o mercado. Utilizamos sempre tecnologias e metodologias de ponta em todas as etapas do desenvolvimento.
Nossa empresa já possui relevância no cenário de aplicativos tipo Loggi, solicite uma demonstração das soluções já desenvolvidas. Preencha seus dados no formulário abaixo que entraremos em contato para apresentar nosso trabalho e mostrar como será o seu aplicativo, se desenvolvido conosco.
O mercado está em grande expansão, há espaço para negócios modernos e inovadores, invista!
marcelo rosa says:
quero fazer um app tipo click entrega app para estabelecimento e app para entregador