No mundo empreendedor há sempre boas ideias e bons profissionais. Entretanto, não é sempre que os sócios do negócio possuem dinheiro suficiente para investir e desenvolver suas ideias com seus próprios recursos. Fica claro que, todo início empresarial é complicado e trabalhoso, necessita de técnicas e financiamento qualificado, e para isso, aqui estão algumas plataformas e dicas de como conseguir investidores que seu empreendimento demanda.
Alguns tipos de investidores
Montando um bom plano de negócios realista, planejamento inteligente, com uma equipe bem estruturada e em busca do perfil certo de investidor será possível se mostrar a frente dos concorrentes. Assim, é importante que existam aportes financeiros para o crescimento de alguns projetos dependentes de um estímulo maior.
Investidor Anjo
Após uma estruturação do negócio bem feita, a captação do investimento pode ser buscada com os chamados investidores anjos, que são pessoas físicas com capital disponível. As redes de investidores anjos procuram empresas que estão nascendo para investir e depois poder vender sua parte para investidores maiores. Em geral, o valor do investimento é abaixo de R$ 1 milhão.
Venture Capital
Venture capital ou capital de risco é um termo usado para definir uma equipe de investidores experientes. Desse modo, os fundos de venture capital brasileiros conseguem investir empresas que já estão no ramo faturando mas que ainda são emergentes. Nesse sentido, o objetivo é fazê-las crescer para talvez, posteriormente, vender ou fundir. Mas, mesmo possuindo um alto potencial de crescimento ainda apresentam um risco considerável. Normalmente, os investimentos estão entre R$2 milhões e R$10 milhões.
Aceleradoras/Incubadoras
Existem empresas aceleradoras e incubadoras que oferecem métodos para desenvolvimento dos negócios, financeira e estrategicamente, para incentivar o empreendedorismo no Brasil. Além disso, funcionam como uma rede de apoio para expansão de startups, por meio de orientação e capital.
As aceleradoras funcionam como impulsionadoras para empresas que já estão em funcionamento, e que possuem alto potencial de ganhar mais espaço no mercado e melhorar seu desempenho.
As incubadoras normalmente são ligadas à organizações sem fins lucrativos ou instituições de ensino. Elas ajudam novas startups a entrarem no mercado, cedendo espaço físico colaborativo contando ainda com financiamento, mentorias e redes de networking.
- Cietec da USP
- Inova da UFMG
- Instituto Gênesis da PUC-Rio
FFF (Friends, Family And Fools)
Separando o lado profissional do pessoal, alguns investimentos iniciais podem vir de amigos, familiares e tolos. Isso pode ocorrer visto que são pessoas próximas, acreditam no potencial mas não tem know-how suficiente para entender o mercado, por exemplo.
Networking
Uma boa rede de relacionamento é essencial para que os profissionais conheçam e possam manter contato com outras pessoas do ramo empreendedor. Dessa maneira, palestras, cursos, conferências e alguns eventos são primordiais para fortalecer o networking, e daí, as chances de encontrar potenciais investidores é facilitada. Até mesmo em uma futura sociedade.
Equity Crowdfunding
Nas plataformas online de financiamento coletivo de capital próprio, é oferecida participação societária. Isto é, ao invés de ter acesso a uma pré-venda, brindes ou pequenas recompensas (crowdfunding), os colaboradores viram sócios ou investidores das empresas. Nesse caso, o investimento de capital mínimo é menor, mas facilita para que mais de uma pessoa possa investir. Algumas dessas plataformas são:
- Kickstarter (crowdfunding)
- Broota (equity crowdfunding)
- EqSeed (equity crowdfunding)
- StartMeUp (equity crowdfunding)
- EuSócio (equity crowdfunding)
Como conquistar investidores?
Depois de ver várias oportunidades de buscar aporte financeiro, como conquistar investidores e vender a sua ideia de startup? Isso pode ser feito através do chamado “killer pitch”. Como já falado aqui no blog, o pitch consiste em uma rápida apresentação para que o empreendedor apresente a ideia para um investidor em potencial. Para isso:
- Defina o público-alvo, sua proposta e seu mercado de atuação;
- Deixe claro o propósito do seu negócio;
- Exponha qual será o problema que sua empresa irá solucionar;
- Engrandeça o diferencial do seu empreendimento;
- Gere curiosidade;
- Conheça bem o mercado e o perfil de investidores que te interessa.
Montando uma boa apresentação, seu pitch estará pronto para conquistar diretamente e dar partida no seu negócio!
Para entender mais sobre pitchs: Como criar um bom pitch para sua ideia?