Nos momentos mais oportunos para bons empreendimentos serem construídos, são necessários bons conceitos para serem aplicados. Nós da _DreamLabs separamos para vocês, pessoas com paixão pelo empreendedorismo, grandes livros escritos por grandes autores para você se inspirar e se conectar.
De Zero a Um
Apresenta como subtítulo: o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício. Nessa obra, Peter Thiel enxerga o monopólio como grande fonte do progresso econômico. Assim, se você se destaca nessa parte, você se torna bem sucedido. Nesse caso, focando na resolução de problemas ainda não resolvidos, tem a oportunidade de revolucionar o mercado, hoje focado muito em apenas melhorar o já existente.
Da mesma forma, Peter Thiel bate na tecla de que a competição provoca um acirramento entre preços e empresas, fazendo com que dificulte a formação de um capital grande para que as empresas em competição possam se diferenciar e inovar. O gasto exagerado de dinheiro em nichos estabelecidos limitam novos recursos, consumidores e melhorias, provocando cópias. O conselho então, está na singularidade e inovação do seu negócio, com uma base sólida (de zero) para assim se tornar um monopólio (a um).
O Lado Difícil das Situações Difíceis
Como construir um negócio quando não existem respostas prontas, esse é o rumo que o livro nos fornece, cheio de insights. Ben Horowitz conduz a literatura com conselhos, soluções e fala de sua experiência, entre sucesso e desafios encarados, principalmente na crise das pontocom que o setor de tecnologia dos EUA enfrentou no início dos anos 2000. A obra deixa claro que é preciso tempo, luta, foco, planejamento, persistência, bons ambientes de trabalho e resiliência para qualquer tipo de negócio ser sucedido. Além disso, de que não existem fórmulas prontas uma vez que deixa claro que todos os grandes empreendedores já passaram por situações parecidas.
Dois métodos são explorados no livro, uma é a do ”sanduíche de merda”, ou feedback sanduíche. O feedback sanduíche consiste em um feedback ser baseado em primeiro receber um elogio, depois criticar construtivamente e depois mais uma vez exaltar as qualidades. O outro é a ”gestão da sexta-feira muito louca”, que é quando dois grupos da empresa, em conflito, estão prejudicando a produtividade do negócio. O diretor da empresa deve então estabelecer que na sexta-feira cada grupo faça o trabalho do outro.
Sonho Grande
Ensinando muito sobre negócios e gestão de equipes, o livro de Cristiane Correa conta a história de três amigos não-herdeiros que revolucionaram o empreendedorismo brasileiro. Esses três amigos fundaram uma corretora baseada na meritocracia e no controle de custos, em 1970. A partir disso, criaram uma multinacional e hoje são donos de grandes marcas como: Burger King, Heinz, Lojas Americanas e AmBev. E mesmo depois de estarem consolidados no mercado, a fórmula da meritocracia não se perdeu.
Seguindo esse raciocínio, para eles os melhores funcionários devem ser recompensados e os piores dispensados, para assim abrir espaço para a contratação de novas pessoas mais engajadas. Principalmente, contratar pessoas chamadas PSD (pobre, esperto, com desejo profundo de enriquecer). Os três amigos, Jorge Paulo Lemann, Beto Sucupira e Marcel Telles estavam dispostos a copiar o que dava certo em outras empresas e incentivavam o risco para obterem grandes resultados. Assim, com crescimento contínuo, suas empresas puderam contar com bons profissionais e bons resultados.
A Startup Enxuta
Eric Ries ensina sobre produto mínimo viável (MVP), investimentos e soluções para o sucesso de uma startup. O livro mostra métodos inovadores que podem ser aplicados a pequenos ou grandes empreendimentos sobre um bom modelo de negócios. Este é o Lean Startup. Segue o raciocínio de desenvolvimento de produtos para geração, entrega e captura de valor. Com isso, são difundidos os conceitos de mentalidade enxuta, métodos ágeis e desenvolvimento de clientes.
Algumas ferramentas que ele recomenda são o dos cinco porquês e o de pequenos lotes. O ciclo de construir, medir, aprender para aprimorar produtos viáveis com testes de otimização e custos reduzidos de um produto inovador em forma de crescimento. Assim, a reprodução de um produto pode ser pensada e não simplesmente ”jogada” ao seu cliente. Entendendo o feedback do produto, diminui-se os riscos como motor de desenvolvimento. Nesse sentido, a startup enxuta busca planejamento, pesquisa e desenvolvimento com aceitação do mercado.
O Gestor Eficaz
Grandes gestores lidam todos os dias com a tomada de decisões importantes para o andamento promissor da organização. Para isso, o autor Peter Drucker, ”pai” da administração moderna, definiu para que exista eficácia nas organizações é preciso organização do tempo, autodesenvolvimento e tomada de decisões.
A gestão empresarial necessita de foco e aprendizado com os próprios erros, e desse modo, Drucker afirma que a eficácia pode sim ser aprendida. Assim, a elaboração de um planejamento e uma boa gestão de pessoas é um diferencial que necessita ser trabalhado. Esse diferencial faz com que um líder também seja eficaz, e essa deve ser a principal meta de um gestor, com desenvolvimento na gestão da empresa e também pessoal. A eficácia ainda está no direcionamento de energia, para ser gasta com o que é devidamente importante naquele momento.
_Esses são alguns dos livros mais incríveis para que você reflita e aprenda com grandes nomes consolidados do empreendedorismo. Leia e mergulhe nesse mar de conhecimento.