Como criar uma startup do zero?

Sonho de muitos empreendedores, a criação da própria startup é muito relevante no segmento inovador do mercado, principalmente pela tecnologia empregada e conceitos modernos firmados. No entanto, a ação precisa ser feita gradualmente para que a inserção no mundo empreendedor tenha uma importância significativa. Para isso, escrevemos algumas dicas para que você de fato possa tirar do papel seu sonho e assim, criar sua startup do zero.

Conhecimento de mercado

Primeiramente, para percepção do contexto moderno do empreendedorismo, alguns tópicos se mostram importantes para que você de fato entenda como é o funcionamento do mercado que está prestes a fazer parte. Assim, pesquise, converse e principalmente busque respostas para algumas questões como:

  • Quais são as tendências do mercado?
  • O que ainda não foi resolvido nesse nicho?
  • Quem são os concorrentes?
  • Qual o tamanho do público em potencial?
  • Quais as principais referências do setor?
  • Quais os recursos e atividades que são necessárias para interação com os consumidores?

Após a isso, lembrando sempre de escrever e guardar notas, o desenvolvimento da sua ideia começa de fato.

Desenvolvimento da ideia inovadora

Criar uma startup não é uma tarefa simples. Para isso, algumas definições precisam estar claras para que o desenvolvimento seja de fato inovador. Assim, a ideia central do seu negócio precisa se alinhar as perspectivas principais das startups. A gestão de inovação, dessa maneira, desenvolve ações pontuais para boa geração de resultados e ideias, bem como a organização. Essa gestão é importante para a desburocratização da logística de processos, facilitando posteriormente que startups tornem-se grandes corporações.

MVP e plano de negócio

Atente-se se o seu produto irá atender as necessidades do mercado. Os testes a partir do Produto Mínimo Viável (MVP) são responsáveis pela apresentação do projeto aos clientes para correção de problemas e falhas, por meio dos feedbacks recebidos. Assim, o aprimoramento do produto faz com que tenham menos erros e recursos despendidos. O plano de negócio deve conter:

  • Proposta de valor;
  • Segmentos de clientes;
  • Atividades;
  • Parcerias-chave;
  • Fontes de receita;
  • Estrutura de custos;
  • Principais recursos;
  • Canais de comunicação e distribuição;
  • Relacionamento com o cliente.

O modelo de negócio Canvas é uma ferramenta para definição dos processos para criar uma startup e como isso refletirá no produto ou serviço oferecido. A partir disso, a criação, lucratividade e crescimento da empresa podem ser definidos. Aqui está um exemplo desse modelo de negócio, da fintech Nubank.

Fonte: Abstartups

Validação

A validação das suas hipóteses no mercado funciona com clientes reais, entendendo se seu projeto pode funcionar ou não. Após a validação, alguns tópicos tem de estar unidos para que o processo seja fluido, e são:

  • Vendas;
  • Marketing;
  • Contratação de colaboradores;
  • Investidores;
  • Finanças/Contabilidade;
  • Regulamentação.

Execução

A parte burocrática, apesar de ser considerada umas das mais infelizes, é de extrema importância para estar de acordo com a legalidade. Os aspectos legais principais para de fato criar sua startup são:

  • Registro do nome;
  • Registro da empresa;
  • Contrato de sociedade;
  • Licenças;
  • Impostos;
  • Conta bancária jurídica.

Além disso, a parte de administração, marketing e finanças devem estar bem interligadas para que a gestão ocorra de forma complementar a um planejamento estratégico. Com gestão, tecnologia, operação e vendas a sua startup está quase pronta para funcionar.

Sócios/Parceiros

Uma boa rede de contatos, networking, escritórios de co-working e incubadoras podem ser promotores de potencias colaboradores e sócios. Assim, eventos, palestras, são essenciais para que essa rede de contatos aumente e possa criar parceiros para seu negócio deslanchar com forte apoio de um time de fundadores com boas habilidades.

Investimentos

Assim como uma boa rede de contatos influencia no gerenciamento de parceiros, a conquista da atenção de novos investidores e clientes por meio de uma apresentação curta e direta (pitch), é muito valorizada nesse meio. Usando e abusando da criatividade, apresente alguns conceitos iniciais do seu produto para sua ideia ser comprada, então, basicamente apresente:

  • seu produto;
  • o diferencial da empresa;
  • as vantagens;
  • os testes;
  • o lucro.

Alguns recursos também serão tirados do seu próprio bolso no começo. No entanto, fundos de capital de investidores, equity crowdfunding, aceleradoras, investidores-anjo e ajuda de familiares são muito importantes para a fase inicial do seu projeto.

Saiba mais sobre como atrair investidores para sua startup aqui.

Escalabilidade

Depois de estar devidamente em funcionamento, é necessário que haja a compreensão de números que interessam. Esse são, lucro, número de acessos a um site/aplicativo e números de clientes, mesmo que em um primeiro momento. Portanto, cada modelo de negócio exige diferentes constatações e diferentes custos de aquisição.

A agilidade na maximização de seus serviços prestados faz diferença na estratégia utilizada para crescimento, por exemplo: foco em nichos específicos e regiões.

A partir disso, a escalabilidade pode ser a diferença entre uma empresa de pequeno/médio para uma de grande porte. Nesse sentido, uma startup escalável é aquela que consegue expandir o número de clientes e faturamento de forma rápida, mas não necessariamente aumentando os custos na mesma proporção. O desenvolvimento de processos são bem estabelecidos e extremamente funcionais.

Por fim

A partir de bons insights ao longo da empreitada, a ação, criação e o crescimento da sua startup tem de estar sempre em conjunto com ideais de inovação. A partir disso, focando no planejamento estratégico, a sua empresa estará pronta para decolar.

_Boa sorte na caminhada! Fique por dentro das novidades.

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