Como criar um bom pitch para sua ideia?

Dentro do vocabulário de empreendedores, certos conceitos são ideais para que ocorra um alinhamento de pensamento entre investidores/clientes e empresários. Dentro desse raciocínio, o termo pitch envolve questões de impulsão de negócios, ferramentas e principalmente o momento decisivo de divulgação de um projeto, ainda no papel. A rápida descrição sobre um produto ou serviço e a capacidade de vendê-lo tem grande valor para o mercado, ainda mais para as startups.

Pitch: o que é?

O pitch consiste em uma rápida apresentação para que o empreendedor apresente a ideia para um investidor em potencial. Os objetivos são, garantir a atenção e o interesse e depois, o investimento em capital. A necessidade de viabilização do projeto faz com que o pitch seja um mecanismo objetivo para filtragem de ideias boas ou não, mesmo que seja superficialmente.

Tipos de pitch

  • Elevator: conceito baseado em uma simples conversa de elevador, de 30 segundos a 1 minuto, separando apenas o mais relevante da sua ideia, mas sendo o suficiente para que ocorra uma outra conversa no futuro;
  • One-sentence: uso de palavras-chave para cativar o investidor, com o uso de uma frase bem estruturada, que demonstra bem o objetivo do seu empreendimento;
  • Pitch deck: apoia o uso de imagens e ilustrações para apoiar e enriquecer a visualização do projeto e dar suporte à apresentação verbal, como ferramenta complementar.

Elaboração do pitch

Defina o público-alvo e o mercado de atuação

  • Descubra o nível de conhecimento sobre o assunto do ouvinte. Faça diferentes pitchs para diferentes investidores/clientes;
  • Esteja aberto a ouvir sugestões.

Exponha o propósito e a possível resolução de problemas

  • Foque no tempo, em média vai de três a dez minutos – ou até 5 slides – em softwares como PowerPoint ou Prezi;
  • O ideal é que a atenção seja cativada nos dois primeiros minutos da apresentação, assim, exponha verbalmente bem as ideias para captação de interesse;
  • Se atenha ao simples e objetivo;
  • Não coloque valores exorbitantes;
  • Tenha em mente que uma segunda reunião possa ser melhor para apresentação completa, entretanto, para isso, é preciso que a ideia seja comprada.

Engrandeça o seu diferencial

  • Conheça bem o mercado e o seu negócio;
  • Gere curiosidade;
  • Pense mais na qualidade da proposta do que no discurso em si;
  • Não tenha medo de perguntas.

Apresentação

Não existe uma fórmula perfeita para uma boa apresentação devido a diferentes perfis de investidores. É necessário mostrar domínio e capacidade de execução para conquistar os objetivos principais do negócio. A sua “venda do peixe” bem estruturada pode ser o início de um grande sucesso.

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