O custo para o desenvolvimento de um aplicativo não é fácil de se saber, nem pra clientes em potencial ou para os próprios programadores. Cada aplicativo demanda processos diferentes na criação e assim, o preço varia de projeto para projeto.
Entretanto, vamos tentar descobrir as questões principais e tirar dúvidas sobre os itens envolvidos na parte de desenvolvimento mobile como:
- Mão-de-obra;
- Construção;
- Dificuldade do projeto.
Desenvolvimento
De acordo com a quantidade de serviços integrados e mão de obra utilizada no empreendimento, o custo de um aplicativo tem variações para cada empresa/freelancer. Isso acontece porque o desenvolvimento e pontos analisados dos processos existentes são variáveis. Para isso, algumas perguntas devem ser respondidas anteriormente. São elas:
- Qual o tipo de aplicativo você precisa para ser acessado, ou em qual plataforma? Para iPhone, Android ou iPhone e Android?
- Qual o design que será aplicado na interface de seu aplicativo? Interface simples, personalizada, semelhante à web ou não terá design definido?
- O aplicativo terá algum retorno financeiro? As opções podem ser: gratuito, gratuito com publicidade, pago ou que contará com compras dentro do aplicativo.
- O aplicativo precisará de algum sistema de login embutido? Por exemplo: redes sociais e e-mail, apenas e-mail, apenas redes sociais ou não precisará?
- O aplicativo será ligado/integrado a algum site?
- Contará com painel administrativo para monitoramento de uso do aplicativo pelos administradores?
- Será um e-commerce e contará com carrinho de compras?
- Como os usuários irão fazer uso e poderão interagir com o aplicativo? Perfis, contas.
- Quais serão os idiomas possíveis?
- Em que fase está o projeto? Ideia em criação, esboços prontos, em desenvolvimento?
Tipos de mão-de-obra
- Agências digitais: desenvolvem apps e estão ligados ao marketing e relacionamento institucional.
- Equipes de desenvolvimento: contam com colaborações de programadores que querem aprender e se aperfeiçoar para suprir demandas, normalmente em equipes reduzidas.
- Empresas especialistas no desenvolvimento mobile: são referência na realização, com uma equipe bem estruturada e com experiência em software.
- Freelancers: costumam ter preços bem inferiores aos das empresas de software, no entanto, como em grande parte são profissionais iniciantes os projetos tem mais chance de terem problemas na entrega.
Fases e tempo de desenvolvimento
Em uma equipe, todas as fases contam com a interação de pessoas diferentes e por isso algumas etapas são mais demoradas que as outras.
- Desenho de interface visando a usabilidade;
- Análise de sistemas;
- Desenvolvimento/Programação;
- Banco de dados;
- Testes.
O tempo de desenvolvimento se altera de acordo com o tamanho do projeto e quantidade de recursos despendidos. Um aplicativo de pequeno porte pode demorar até 4 meses. Por outro lado, projetos grandes podem demorar até 1 ano.
Valores
Em relação ao preço, os valores tendem a ir de 80 mil a 300 mil reais. Nesse sentido, de acordo com suas necessidades, para se ter uma ideia do preço, o site Quanto Custa um Aplicativo calcula um preço estimado para seu aplicativo.
_Vale a pena o investimento? Acreditamos que sim! Se interessou pelo assunto? Faça seu orçamento conosco e descubra mais como podemos te ajudar.