É certo que você tem em seu aparelho celular vários aplicativos funcionais baixado na loja do seu sistema operacional. Mas você já se perguntou como é possível ganhar dinheiro com aplicativo?
Juntamente com a parte criativa do processo e a execução do projeto por desenvolvedores, é necessário decidir por qual caminho seguir para que você consiga se sustentar com o seu aplicativo.
Para isso, vamos te mostrar hoje quais são os principais métodos para isso. E além disso, como o mundo dos aplicativos pode ser uma forma de investimento para empreendedores, mesmo estando gratuito para o público.
Usabilidade
A questão da usabilidade do produto e o quão agregador ao usuário ele será é o ponto principal para que seja possível ganhar dinheiro com o seu investimento em um aplicativo.
Nada adianta o produto ser promissor se a sua interface, design e a experiência que provoca no cliente seja péssima. Para isso, é preciso dedicar o melhor do aplicativo em sua versão gratuita, para que o usuário se encante de primeira.
Ao mesmo tempo, também é importante que haja versões melhoradas e mais eficazes, com funções extras para o objetivo principal do aplicativo, atingir o público em sua melhor forma.
Monetização
É fundamental aprender sobre monetização antes mesmo do seu aplicativo ficar pronto, saiba exatamente no que o seu negócio está mais interessado para poder lucrar.
Aplicativos pagos
Nas lojas de aplicativos, com um valor mínimo de 0,99 reais você pode começar a disponibilizar o seu aplicativo, caso queira que ele seja pago.
Essa oportunidade é interessante pois, hoje em dia, muitas pessoas estão dispostas a pagar míseros 1 real para conseguir utilizar um bom aplicativo sem propagandas. Conheça o seu público!
Aplicativos gratuitos
Algumas formas de monetização dos aplicativos são: pagamento de mensalidade ou assinatura, um aplicativo gratuito mas com funcionalidades avançadas a partir de um pagamento, anúncios dentro do app ou até mesmo os aplicativos que funcionam como um serviço (ex: Uber, iFood).
Publicidade
A publicidade dentro do aplicativo funciona com alguns banners e vídeos de algum produto, app ou serviço aparecendo na tela. Assim, quando são direcionados para o site de compras ou na loja de aplicativo, a comissão é dada pelo anunciante para o intermediador.
Entretanto, um aplicativo cheio de propagandas que atrapalham o usuário o tempo todo é enjoativo. É necessário dosar a quantidade de publicidade para que o cliente ainda consiga utilizar a maioria das funções sem maiores desgastes.
Também existem aplicativos pagos com publicidade inserida, na contramão do que é indicado, mas sim, existe!
Compras e assinaturas
As compras dentro do aplicativo são como, por exemplo, um jogo gratuito que com dinheiro sendo gasto dentro do aplicativo possa conseguir novos itens, personagens, fases ou o próprio dinheiro do jogo para gastar na loja do app.
No modelo de assinaturas, muito conhecido nos aplicativos de streaming, você paga mensalmente ou anualmente por um serviço que está totalmente disponibilizado para você.
Outra estratégia é a oferta de aplicativo gratuito por tempo limitado. que libera funções para um público cada vez maior, normalmente chamado por grandes ações de marketing.
Dessa forma, no final do período de teste, deixando com “gostinho de quero mais”, muita das vezes, o usuário decide comprar o aplicativo ou assinar o serviço. Para isso, um aplicativo com uma usabilidade e experiência excelentes é o que mais chamam a atenção.
Parcerias
Algumas novas formas de monetização também estão surgindo, como patrocínios e parcerias cruzadas, que são basicamente divulgar um aplicativo dentro de um outro, e assim sucessivamente.
Engajamento
Para engajamento, aposte em presença digital e em um app intuitivo, fácil de mexer. Além disso, que conte com todas as informações necessárias no mais simples clique, para facilitar a experiência do seu usuário.
O desenvolvimento e a otimização dos processos dentro de um aplicativo vai abrir portas para o ganho de dinheiro cada vez maior, criando uma boa base de usuários e divulgadores gratuitos (como o Nubank), a probabilidade do seu aplicativo disparar em downloads é muito grande.
_O futuro é cada vez mais expansivo para o dono de um aplicativo. Não fique de fora, faça o seu orçamento conosco.