Como saber se minha ideia de aplicativo é viável?

Muitos empreendedores têm dúvidas na hora da definição de ideias para investir no mercado de aplicativos. A validação da ideia para um aplicativo ser viável ou não deve ser feita cautelosamente como uma pesquisa de mercado. O protótipo não precisa ser um produto destinado a dar errado, deve conter tudo que pode ser desenvolvido e ter definido o público-alvo correto.

Planejamento

Para sair do papel, o planejamento bem estruturado em etapas se mostra muito importante. O conhecimento do mercado que deseja ingressar, também. Dessa forma, o foco em um produto inovador em um segmento que não esteja saturado pode ser a base da sustentação do seu negócio.

Produto Mínimo Viável

O MVP (Produto Mínimo Viável) e o plano de negócio são estratégias que carregam uma lógica de criação que passa por dar valor ao produto, saber quem está disposto a ser seu cliente e como atingir um maior número de pessoas. Para isso, a solução do seu modelo de negócio deve conter:

  • Proposta de valor;
  • Segmentos de clientes;
  • Atividades básicas;
  • Parcerias-chave;
  • Fontes de receita;
  • Estrutura de custos;
  • Principais recursos;
  • Canais de comunicação e distribuição;
  • Relacionamento com o cliente.

Esses itens se tornam imprescindíveis para a concretização de uma ideia. Com um MVP promissor, a chance de se conseguir investidores também aumenta. Nesse sentido, observe como foi o modelo de negócio do Instagram, segundo a ferramenta Business Model Canvas:

Fonte: Analista de Modelo de Negócios

A versão compacta dos principais conceitos dentro do seu projeto é essencial para que o desenvolvimento seja encorpado e a realização aconteça se, e somente se, tiver adesão de um público previamente estruturado.

Feedback

Como em todo negócio, o feedback é extremamente importante para análise de como o seu aplicativo é visto. Após a isso, os testes de viabilidade ficam mais fáceis de serem desenvolvidos, observando fraquezas, falhas e potenciais. Além disso, atente-se em compartilhar com pessoas de confiança e que possam realizar críticas construtivas ao seu protótipo.

Investimento

Portanto, depois de descobrir se sua ideia de aplicativo é viável, invista e renove o seu negócio de acordo com os avanços do mercado, busque sempre a inovação para cada vez mais ampliar o seu nicho e reter mais clientes. A viabilidade do seu aplicativo deve ser sempre focada no usuário.

_Fique ligado no blog da DreamLabs para aprender mais!

Deixe o seu comentário

Seu e-mail não será publicado.